sexta-feira, 1 de abril de 2011

As Crônicas de Nárnia - A Cadeira de Prata C.S. Lewis

A Cadeira de Prata ai ai... estou quase terminando a série, isso é triste, bem o que eu posso falar sobre o livro; no começo achei um pouco confuso, mas acho que foi porque eu li enquanto dormia rsrsrs, quando eu li com mais atenção a estória se tornou como as outras; cativante.

Temos nessa que é a penúltima das Crônicas de Nárnia uma nova  protagonista, Jill que é colega de escola de Eustáquio, (primo de Pedro, Suzana, Edmundo e Lúcia e que está no Peregrino da Alvorada). Como todas as outras, essa estória também começa em nosso mundo e depois Jill e Eustáquio são levados a Nárnia por Aslam. A missão deles é encontrar o príncipe Rillian, filho do Rei Caspian, que desapareceu misteriosamente.
É uma grande aventura e tem um dos trechos que eu mais gostei até agora, que é falado por um personagem que eu amei; um "paulama" chamado Brejeiro, ele é tão pessimista que chega a ser engraçado, apesar disso ele é muito sábio e fiquei com raiva de Jill e Eustáquio algumas vezes por eles não terem escutado seus conselhos. Não vou falar mais para não estragar a surpresa. Mas não posso resistir, vou colocar o trecho aqui abaixo e fica a critério de cada um ler ou não:

"Vamos supor que nós sonhamos, ou inventamos, aquilo tudo - árvores, relva, sol, lua, estrelas e até Aslan. Vamos supor que sonhamos: ora nesse caso, as coisas inventadas parecem um bocado mais importantes do que as coisas reais. Vamos supor então que esta fossa, este reino, seja o único mundo que existe. Pois para mim, o seu mundo não basta. E vale muito pouco. E o que estou dizendo é engraçado, se agente pensar bem. Somos apenas uns bebezinhos brincando, se é que a senhora tem razão, dona. Mas quatro crianças brincando podem construir um mundo de brinquedo que dá de dez a zero no seu mundo real. Por isso é que prefiro o mundo de brinquedo. Estou do lado de Aslan, mesmo que não haja Aslan. Quero viver como narniano, mesmo que Nárnia não exista. Assim, agradecendo sensibilizado a sua ceia, se estes dois cavalheiros e a jovem dama estão prontos, estamos de saída para os caminhos da escuridão, onde passaremos nossas vidas procurando o Mundo de cima. Não que nossas vidas devam ser muito longas, certo; mas o prejuízo é pequeno se o mundo existente é um lugar tão chato como a senhora  diz."

5 comentários:

  1. Narnia sempre trás boas reflexões e Brejeiro é um fofo, um dos meus personagens favoritos também!

    ResponderExcluir
  2. Adorei todos os livros do Nárnia... e esse foi um dos que mais gostei! C.s Lewis é fantástico!Assim como o seu blog...
    Bom fim de semana querida!

    ResponderExcluir
  3. Aaaaaaaaah eu ja li TODAS AS CRONICAS do livro e adoro!! O autor é de dar medo, serio! Ainda bem que ele usou a inteligencia dele pra escrever livros e nao pra maldade, HUDSHUDHUSHDUSHUDHSUH

    Eu queria te convidar para participar da SEMANA ESPECIAL IRMANDADE DA ADAGA NEGRA lá no meu blog! É uma forma de vc conhecer (e se apaixonar) por um (ou todos) os Irmãos e conhecer o excelente trabalho da autora J.R Ward!

    Passa lá e comenta?!

    Bjos! :*

    ResponderExcluir
  4. è sempre triste o fim de uma série q aprendemos a amar, né! =S
    Eu nunca li, mas como disse antes, não me disperta mta atenção. Não gostei do filme.

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  5. Há uns meses atrás estava lendo As Crônicas de Nárnia e parei justamente na metade de "A Cadeira de Prata"!
    To doida pra arrumar um tempinho e terminar de ler, porque além de ter achado super boa, vai ter o filme dessa crônica, né? ^^


    Beijos, dane.
    http://coracaofurtacor.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Saiba que seu comentário me deixa muito feliz, então comentem a vontade.
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...