sexta-feira, 29 de abril de 2011

O Conde de Monte Cristo - Alexandre Dumas

O Conde de Monte Cristo (1844) de Alexandre Dumas, é um clássico do gênero. Trata da transformação do jovem e destemido imediato de navio Edmund Dantès — encarcerado injustamente por 13 anos na ilha-prisão do Castelo de If por um conluio dos que lhe invejavam a sorte — no implacável Conde de Monte Cristo. É uma impressionante história de sofrimento, vingança e amor.
Eu acho que já faz mais de um mês, que eu comecei a ler "O Conde de Monte Cristo", eu sei, é muito tempo pra ler um livro, mesmo ele se compondo de dois volumes de mais de 600 páginas cada um, na verdade eu não estava muito inspirada e demorei a maior parte desse mês pra ler o primeiro volume. De começo eu não entendi o por que de tantos detalhes, o livro tem muitos personagens e todos eles foram muito bem trabalhados pelo autor, e isso me deixou um pouco perdida, e até achei algumas partes um pouco cansativas, aí juntando com minha falta de inspiração, deu nessa demora absurda. Enfim, a partir do segundo volume,( não que eu não tenha gostado do primeiro, que fique bem claro) eu já estava mais familiarizada com os personagens e o livro me prendeu de uma forma incrível, ontem eu li o dia inteiro porque simplesmente eu tinha que saber como a história ia acabar. Terminei às 23h45min com lágrimas nos olhos, o livro é lindo e eu me apaixonei por Edmund Dantès, ( Sério, ele superou o Sr. Darcy) apesar de ser implacável com seus inimigos, achei linda a gratidão e o amor que ele tinha pela família de seu patrão o Sr. Morrel, e a generosidade que ele teve para com aqueles que lhe foram leais. Gostei também da conclusão a que ele chegou depois de cumprir sua promessa de vingança.
Devo dizer que fiquei assustada com Alexandre Dumas, como pode uma pessoa tirar tanta coisa de dentro da própria cabeça?!!! Como eu disse o livro tem muitos personagens, acho que eu nunca tinha lido um livro com tantos, sendo que a maioria deles são muito importantes para o enredo do livro e todos eles como eu já disse, foram muito bem trabalhados, cada um deles tem uma vida, uma família, uma história e o mais surpreendente é a forma como Alexandre Dumas conseguiu ligar perfeitamente todos eles e dar um final pra cada um, é realmente incrível. 
Eu recomendo o livro, não vou dizer que seja um livro simples de entender por que tem algumas coisas - até por ser um livro antigo, que eu não entendi muito bem, principalmente quando se tratava de transações financeiras, negócios na bolsa, e etc... mas valeu muito a pena e quando terminou deixou aquele vazio que é o meu critério para analisar se o livro é realmente bom. Entrou para os meus favoritos com toda certeza. 

6 comentários:

  1. Eu adoro o filme é um dos meus preferido
    o livro eu sou doida pra ler, tá na minha lista de compras ;D

    ResponderExcluir
  2. Já li livro do filho dele, mas sempre quis ler esse livro. Gosto da sinopse e vi uma adaptação para o cinema que gostei.
    Me interessei em ler, mas sempre tenho uma lista tão grande que nunca parei para ler.

    Beijos!!
    Arte Around The Wolrd

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca li os livros, mas vi o filme na época do lançamento, há anos, e me apaixonei por Edmund. Ele é fod*!

    Gostei bastante da resenha!

    Bjs,
    Kel - It Cultura
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  4. O Filme é realmente muito bom embora não seja fiel ao livro que é muito melhor!!!

    ResponderExcluir
  5. Tanto o filme quanto os livros em que a história se baseia são verdadeiramente imprecionantes!
    Nos envolve de tal forma, enfim, são verdadeiras obras primas.

    ResponderExcluir
  6. AHH!Essas fotos antigas estão maravilhosas.
    Acho uma época díficil no que diz respeito a liberdade e tudo mais, no entanto, há algo de romântico, misterioso e inspirador.

    Rsrs, tambem admiro ELVIS
    Abraço,,

    ResponderExcluir

Saiba que seu comentário me deixa muito feliz, então comentem a vontade.
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...