quarta-feira, 12 de setembro de 2012

A Casa das Orquídeas - Lucinda Riley

Quando criança, a pianista Júlia Forrester passava seu tempo na estufa da propriedade de Wharton Park, onde flores exóticas cultivadas pelo seu avô nasciam e morriam com as estações. Agora, recuperando-se de uma tragédia na família, ela busca mais uma vez o conforto de Wharton Park, recém-herdada por Kit Crawford, um homem carismático que também tem uma história triste. No entanto, quando um antigo diário é encontrado durante uma reforma, os dois procuram a avó de Júlia para descobrirem a verdade sobre o romance que destruiu o futuro de Wharton Park... E, assim, Júlia é levada de volta no tempo, para o mundo de Olívia e Harry Crawford, um jovem casal separado cruelmente pela Segunda Guerra Mundial, cujo frágil casamento estava destinado a afetar a felicidade de muitas gerações, inclusive da de Júlia.

"A vida acontece enquanto você está ocupado fazendo outros planos" - John Lennon

A Casa das Orquídeas tem aproximadamente 600 páginas, apesar disso foi uma leitura que fluiu bem - rápida e super gostosa, o estilo da escrita de Lucinda Riley realmente me cativou, quando começa a narrar a história de Olívia, chegou a me lembrar os livros de Jane Auten e as partes que se passam na Tailândia me lembraram de um dos meus filmes favoritos (Ana e o Rei), gosto de livros com cenários exóticos, eles nos fazem viajar, e esses foram aspectos que eu gostei bastante, tem todo um lado histórico do livro que eu realmente não esperava encontrar e que me agradou muito. Porém não consegui me apegar aos personagens, sabe quando você simplesmente não concorda com eles? Eu não consegui concordar com as atitudes de Harry Crawford, não quero dar spoiller então só vou dizer isso, nem em livros eu tolero o adultério acho uma atitude totalmente injustificável, afinal se você foi capaz de se casar com uma pessoa deve fazer de tudo para amar essa pessoa, não deve deixar esse sentimento ao acaso, ele deve ser cultivado, então nada me convence do contrário e aí todo o romance passa a ser algo  repugnante para mim, em nenhum momento senti pena dele ou torci por ele e isso acabou prejudicando a leitura. Como Olívia e Harry Crawford não são o único casal da história a parte do romance não foi totalmente prejudicada, gostei bastante do outro casal embora não tenha me arrancado suspiros.
No geral achei o livro muito bom, bem escrito, com uma história interessante, porém não entrou para os meus favoritos.

5 comentários:

  1. Ei Adriana,

    Eu já vi algumas resenhas reclamando tanto que este livro tem um casal muito legal e um outro tão chato e que a narrativa se alterna entre eles que eu desanimei hehe. Está na estante, eu vou ler um dia rsrs, mas não tenho mais aquela vontade. Sua resenha está mais positiva, gostei. =]

    Agora sobre o adultério, depois do que vc comentou, fiquei curiosa. Você já leu algo da Emily Giffin?? É pq agora fiquei pensando que se leu deve ter odiado hehe.

    Já eu não tenho nenhum preconceito, nos livros. Então este tipo de coisa pode ou não me incomodar, se eu não gostar do personagem vou pensar como vc , agora se ele me conquistasse rs.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Adriana! Amei sua resenha. Estou com este livro me esperando na estante e agora lendo sua resenha, talvez ele me espere mais tempo ainda. Mas irei dar uma chance para o livro (rsrs).

    Beijo

    Eliane (Leituras de Eliane)

    ResponderExcluir
  3. Eu já pensei em comprar esse livro, ai vi umas resenhas e dispensei, depois pensei de novo em comprar e agora dispensei de novo, eu estou muito influenciável ultimamente rsrs...

    ResponderExcluir
  4. Oi Adriana!

    Quando a NC me enviou o livro, comecei a leitura na hora.
    Mas li uns três capítulos e desanimei.
    Deixei de lado, para ler depois, e acabei não retomando a leitura.

    Eu não sabia desse lado histórico!
    Agora você me deixou louca para ler o livro!!

    Pior é que vejo todo mundo falando muito bem da obra.
    Que a narrativa é gostosa coisa e tal.
    Realmente preciso retomar a leitura. :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Adriana, tudo bem?

    Li o livro "A casa das Orquédeas" e me apaixonei pela história. Lendo alguns comentários, percebi que algumas pessoas não gostam de histórias saltadas, mas mesmo assim, a leitura continua fluente, pois a autora termina a história no momento mais triunfante. Dessa forma, você vai querer ler o resto do livro. Gostei do final. A observação sobre a autora Jane Austen foi bem colocada, já que como Lucinda, ela retrata a vida aristocrática da burguesia. Estou lendo o lançamento "A Luz através da Janela" é muito bom o livro, estou quase terminando. Sabe a Venetia da história na Casa das Orquídeas? Ela também se apresenta neste novo livro...

    ResponderExcluir

Saiba que seu comentário me deixa muito feliz, então comentem a vontade.
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...