quarta-feira, 3 de julho de 2013

A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra - Robin Sloan



Sinopse: A recessão econômica obriga Clay Jannon, um web-designer desempregado, a aceitar trabalho em uma livraria 24 horas. A livraria do Mr. Penumbra — um homenzinho estranho com cara de gnomo. Tão singular quanto seu proprietário é a livraria onde só um pequeno grupo de clientes aparece. E sempre que aparece é para se enfurnar, junto do proprietário, nos cantos mais obscuros da loja, e apreciar um misterioso conjunto de livros a que Clay Jannon foi proibido de ler. Mas Jannon é curioso…

"Faço força pra imaginar um dia normal no ano de 3012. Não consigo visualizar sequer uma cena meio descente. Será que as pessoas vão morar em prédios? Será que vão usar roupas? Minha imaginação está quase me cansando fisicamente. Dedos de pensamentos reviram o espaço por trás do cérebro em busca de ideias soltas, sem nada encontrar. - Eu pessoalmente, acho que a grande mudança será em nossos cérebros - diz kat - Acho que vamos descobrir modos diferentes de pensar, graças aos computadores, já aconteceu antes, não temos os mesmos cérebros das pessoas que viveram há mil anos. Temos o mesmo hardware, mas não o mesmo software. Você sabia que o conceito de privacidade é, bem, totalmente recente? E também a ideia de romance, é claro.Cada grande ideia, como essa, é um grande upgrade no sistema operativo. Sem dúvida estou conversando com uma garota que trabalha no Google"
Primeiro gostaria de falar sobre o que eu esperava de "A Livraria 24 horas de Mr. Penumbra"; uma aventura infanto-juvenil com mistério e ação e talvez alguma coisa de sobrenatural. Dá a impressão de que a livraria guarda alguma coisa mágica. Bem, agora que eu li o livro eu o classificaria como uma ficção cientifica,  porém diferente das que estamos acostumadas em que a ficção fica por conta de coisas que a gente apenas imagina que serão possíveis no futuro, essa conta com elementos que são realidade em nossos dias, embora em alguns momentos eu não soubesse separar a ficção da realidade, entendam, eu sou uma pessoa que gosta de tecnologia, mas sou apenas uma aspirante a nerd, não sou assim tão antenada então tinham coisas que eu realmente não sabia dizer se já existem ou foram criadas pelo autor, mas isso só mostra que tudo era bem plausível.
O que eu quero deixar bem claro é que não se deve esperar muito do mistério em si, na verdade acho que o livro é mais sobre a busca do que sobre o que se procura, a forma como a busca se desenrola, creio eu, será de interesse especial a pessoas que como eu se identificaram com o personagem, é um livro pra nerds, não que você precise ser um gênio para entender ele, mas a diversão da história está na forma como o escritor descreve o mundo de nossos dias com suas tecnologias, em especial a internet e o google...
Foi um livro que eu li rápido e que gostei muito, acho que web-designers e programadores vão se identificar bastante com a história e também todos aqueles que gostam de livros e de tecnologia.







2 comentários:

  1. Acho que vou gostar bastante desse livro (mas não sou web designer nem programadora rsrs apesar de achar as duas coisas super interessantes) e fiquei contente em ver que vc disse ter lido rápido. Adoro leituras rápidas, que fluem facilmente, sabe?

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ri com a sua resenha, pq somos duas desantenadas kkkkk Tenho que me esforçar pra saber das coisas... rs Mas o livro parece ser bom sim. Apesar de que já tive problemas pra acompanhar livros distópicos, essa coisa de futuro e o que pode ter lá deixa meu cérebro mais lento do que já é. Eu que sei minha luta lendo e relendo "Jogos Vorazes", mas depois ficou melhor.

    Tbm tive a mesma impressão que vc sobre o conteúdo do livro, parece envolver mistério e ação, mas não achei que fosse infanto-juvenil. Que bom que leu rápido e gostou. É bom quando um livro surpreende a gente! :)

    Boa leitura.

    XOXO, da Lisse

    ResponderExcluir

Saiba que seu comentário me deixa muito feliz, então comentem a vontade.
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...