O Poderoso Chefão é um romance de ficção escrito por Mario Puzo, originalmente publicado em 1969, sobre uma família de mafiosos de origem siciliana que imigra para os Estados Unidos da América.
Mario Puzzo tornou-se um escritor conhecido mundialmente com este livro, seu terceiro romance. Ele faz uma biografia imaginária de um cappo da máfia nova-iorquina, desvendando o submundo do crime organizado.
"Você já ouviu falar naqueles exploradores árticos que deixam depósitos secretos de comida espalhados na rota do polo norte? Justamente para o caso de precisarem deles algum dia? Isso é o que representam os favores do meu pai. Algum dia ele estará em cada uma das casas dessas pessoas, e será melhor que elas venham ao encontro dele"
Dom Vito Corleone é um Mafioso poderoso de Nova Iorque que não nega ajuda a quem esteja precisando, em troca ele só pede uma coisa: Amizade
"A Amizade é tudo. A amizade é mais do que talento. É mais do que governo. É quase igual a família. Jamais se esqueça disso. Se você tivesse levantado um muro de amizade, não teria de me pedir ajuda"
O padrinho, como é chamado por todos devido a seus favores, é um homem que não se sujeita ao que é aceito pela sociedade, é um homem que criou um império onde vigoram suas próprias leis e regras de conduta, um mundo em que a amizade é um pacto que deve ser honrado, e traidores severamente punidos.
A maioria dos personagens do livro são mafiosos, bandidos, porém são tão carismáticos que nos ganham a cada página e não demora estamos torcendo por eles, são tão reais que se alguém me disse que realmente existiram eu acreditaria.
O Autor foi genial ao escrever o livro, o estilo da escrita é maravilhoso, os personagens cativantes e a história nem se fala, não sei se a Máfia funcionava realmente como ele descreveu, nunca me aprofundei no assunto, mas tudo que ele escreveu me convenceu de tal forma que pra mim se tornou real, é tudo tão detalhado que é impossível que tenha saido só da imaginação de Mario Puzo, acho mais fácil acreditar que ele pesquisou bastante sobre o assunto antes de escrever o livro.
Preciso dizer que dei 5 estrelas pro livro no Skoob? Eu estava sentindo falta de ler um livro assim, um grande clássico, daqueles que nos marcam, daqueles que lemos devagar porque temos medo que acabe e temos medo do que pode acontecer no final.Sem dúvida eu recomendo, principalmente pra quem gosta de clássicos.
Legal! Meu avô era super fã dos filmes, então eu já assisti, mas não sabia que existia livro oO
ResponderExcluirAdorei a resenha, fiquei bem interessada em ler!
Bjs,
Kel
www.itcultura.com.br
Ei Adriana,
ResponderExcluirQue legal, o filme todo muito já conhece tanto e eu nunca tinha pensado de verdade em ler o livro.
Adorei a resenha, espero poder ler o livro tbm. ^^
bjs
Oi Adriana!
ResponderExcluirEu vi esse livro em promoção e agora estou um tantinho arrependida por não ter aproveitado! rs
Na verdade, já imaginava que a história era ótima, mas como assisti os filmes antes, a minha vontade diminuiu um pouco. Só que os livros sempre são melhores, contém mais detalhes e acho que esse vale a pena. Hoje em dia é difícil encontrar autores que consigam passar tamanha sensação de realidade, que deem vida aos seus personagens e que de tão bem desenvolvidos, ficamos com a sensação de que eles poderiam existir. Adoro isso num livro!
Beijos!