quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A Escrava Isaura - Bernardo Guimarães

Antes de falar sobre esse livro gostaria de dar algumas explicações. Vocês já devem ter notado, ou não, que eu não leio muita literatura nacional, quando peguei A Escrava Isaura para ler pela terceira vez comecei a refletir sobre os motivos disso e achei o culpado, (espero não ofender ninguém com esse post) aí vai: Jorge Amado.
Ele é o autor brasileiro mais traduzido de todos os tempos, ganhou alguns prêmios importantes como o Nobel da língua portuguesa, suas obras foram as mais adaptadas para a televisão e o cinema...Mas, bom deixa eu contar como eu tentei ler os livros dele; faz um bom tempo então não posso dizer que lembro bem. Enfim, quando ele morreu em 2001 eu estava na 7ª Série e a minha ilustríssima professora de português nos aconselhou a ler os livros dele, e como a mídia só falava do tal Jorge Amado, eu resolvi pegar emprestado na biblioteca da escola, eram livros lindos uma coleção inteira com capa de couro vermelho. Escolhi Dona Flor e seus Dois Maridos, eu tentei, juro que tentei, mas não deu. Aquilo enrolava enrolava e não acontecia nada, os personagens eram preguiçosos que só pensavam em cachaça  sexo e carnaval, agora entendo por que os estrangeiros tem uma idéia errada sobre os brasileiros, infelizmente essa é a idéia que alguns dos nossos grandes nomes da literatura e do cinema passam sobre nosso país e nosso povo lá fora. Abandonei a leitura e fiquei de certa forma traumatizada com a literatura brasileira. O que me deixa feliz é que está surgindo uma nova geração de autores que estão mudando essa realidade, estou acompanhando na blogosfera livros nacionais que realmente valem a pena serem lidos, acho que isso vai mudar o conceito que pessoas como eu tem sobre os livros nacionais.
Agora vamos ao que interessa.
Isaura é uma escrava branca perseguida por seu senhor, Leôncio. A bela mulher acredita no amor verdadeiro e, mesmo sob ameaça e violência, não se entrega a qualquer homem. Álvaro é o único que toca seu coração. Por amor ele luta para ficar junto de sua amada e não desiste mesmo quando tudo parece perdido.
Eu amo a estória de A Escrava Isaura,  eu acho até que o autor, Bernardo Guimarães, poderia ter explorado um pouco mais uma estória tão boa, por que eu digo isso? Porque embora o livro seja bem detalhista em alguns pontos como por exemplo em descrever a aparencia das pessoas e dos lugares, é meio vago sobre os acontecimentos, não que fique alguma coisa sem explicação, não, como eu disse a estória é muito boa, bem coerente, só poderia ter um pouco mais de detalhes, tudo acontece muito rápido, por um lado isso é bom porque não ficamos muito tempo ansiosos para saber o que vai acontecer,  mas sei lá, o livro poderia ser ainda melhor.
Além da estória ser boa ela trata de um assunto que estava em alta na época que era a escravidão, o autor assim como seus personagens obviamente era abolicionista, e podemos ver isso no livro todo, na verdade achei as idéias dele bem modernas para o seu tempo, ( ele viveu entre 1825 e 1884 e lançou A Escrava Isaura em 1875) veja esse trecho onde Álvaro fala sobre as leis da época:
Miserável e estúpida papelada que são essas vossas leis. Para ilaquear a boa-fé, proteger a fraude, iludir a ignorância, defraudar o pobre e favorecer a usura e rapacidade dos ricos, são elas fecundas em recursos e estratagemas de toda a espécie. Mas quando se trata de proteger a inocência desvalida contra a prepotência, de amparar o infortunio contra uma injusta perseguição, então ou são mudas, ou são cruéis.
Parece que as coisas não mudaram tanto assim nos últimos 200 anos! A crítica social é bem presente no livro e acredito que ele deve ter gerado uma certa polêmica na época.
Outra coisa que eu gosto muito é a linguagem poética em que ele foi escrito, dá gosto de ler, tem um vocabulário rico que nos faz apreciar a riqueza e a beleza do nosso idioma.
Enfim vale a pena ler, acho que nos conta um pouco da história do nosso país além de ser um romance bem fofo.
O Livro é bem famoso por causa da sua adaptação para a TV em forma de novela produzida pela Rede Globo, exibida entre 11 de outubro de 1976 e 5 de fevereiro de 1977, às 18 horas. Esta versão de Escrava Isaura já foi reapresentada cinco vezes e foi a telenovela brasileira que mais viajou pelo mundo, exibida em mais de cem países, e a primeira a ser exibida na Rússia. Vejam o vídeo abaixo:

4 comentários:

  1. Oi Dri, eu já li Escrava Isaura e gostei demais tb. Agora do Jorge Amado, vc poderia ler Capitães de Areia. Eu li e é um livro muito bom: comovente e triste. Mas bem diferente de Dona Flor.

    Beijo

    Eliane (Leituras de Eliane)

    ResponderExcluir
  2. Você foi no alvo quando disse que a literatura e os intelectuais brasileiros também colaboraram para a associação do Brasil ao ideal de país do Carnaval, da preguiça e de tudo o mais de negativo! Gostei de sua resenha, criteriosa e informativa, gosto de livros nascionais, o meu autor preferido em prosa é Machado de Assis e em verso o brilhate Fernando Pessoa, gosto de autores estrangeiros, especialmente os do século XIX, mas meus chodos são brasileirissimos sempre... E sim, seus textos são bons, tou adorando conhecer isso aqui!

    ResponderExcluir
  3. Não tenho costume de ler livros nacionais, mas morro de vontade de pegar alguns pra ler, ver se pego o gosto mesmo. Acredito que ainda não estou na idade de apreciá-los (tenho 18 anos, mas falo por mim), ou seja, que daqui alguns anos eu vou apreciar mais a literatura brasileira do que aprecio agora.
    Mas Escrava Isaura foi uma boa dica, gostei muito da resenha. Se encontrá-lo na biblioteca, darei uma chance a ele! ^^

    Beijos, dane.
    http://coracaofurtacor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oie!

    Indiquei seu blog pra um meme.
    Passa lá no meu pra ver.
    http://universo-invisivel.blogspot.com/

    Bejinhos!

    ResponderExcluir

Saiba que seu comentário me deixa muito feliz, então comentem a vontade.
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...