quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Jane Eyre - Charlotte Brontë

Jane Eyre de Charlotte Brontë conta a estória  da personagem de mesmo nome, uma orfã que é criada pela tia até os dez anos e depois é mandada para uma escola, ou melhor, parece mais um orfanato. Não vou contar mais nada para não estragar a surpresa.

O que eu achei do livro? Perfeito! Não é um clássico a toa, é um livro que tem muitos sentimentos, personagens muito bem elaborados especialmente Jane Eyre, uma mulher com personalidade incomum para a sua época, sua estória se desenvolve principalmente através das decisões que ela mesma toma, não é simplesmente levada pelos acontecimentos. Seu desejo de liberdade e independência, seu clamor por algo maior por um objetivo na vida conjugado com o fato de estar presa de certa forma a um amor que é contra seus princípios fazem com que ela tenha uma luta interna um conflito entre seus sentimentos e sua razão. Eu me identifiquei com Jane Eyre em alguns momentos do livro, o fato de ser narrado em primeira pessoa ( Eu amo isso) também contribui para nos envolver na história. 
Fiquei realmente muito feliz de ter lido esse livro, para quem gosta de clássicos é um livro obrigatório, só um aviso para quem for ler essa versão da foto: Não leiam a sinopse da capa é um resumo do livro e tem muito spoiler, eu já tinha lido, mas foi bem antes de começar a ler o livro então eu não lembrava todos os detalhes, mas a medida que fui lendo eu lembrei algumas coisas e estragou um pouco a surpresa, mesmo assim foi emocionante e quando terminei ficou aquele vazio no peito com se uma parte de mim tivesse ido embora. Espero encontrar mais livros da autora em português, quero ler algum da irmã dela Anne Brontë, da Amily eu já li (O Morro dos Ventos Uivantes). Cá entre nós que familiazinha talentosa essa!!!

Estou assistindo a uma mini-série da BBC baseada no livro, até agora estou gostando bastante, parece bem fiel ao livro. Achei no blog Cinema de Classe que aliás é um blog que eu amoooo!!!

15 comentários:

  1. Nossa, eu li esse livro há muitos anos atrás e lembro que me apaixonei pela história. Só que hoje já não lembro mais da história, vou ter que reler. E vou conferir a dica do seriado.
    Parabéns pela bela resenha.

    Beijo

    Eliane (Leituras de Eliane)

    ResponderExcluir
  2. Eu tb amo este livro! Um dos meus clássicos favoritos. Tb já assisti a série, e adoro! Ai, ai... Mr. Rochester! =0)
    Bjo.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o blog. Estou seguindo.
    http://cantinhocarolina.blogspot.com/
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. aaaai. ler seu post só me deu mais vontade de ler o livro. vou ler assim que possivel.

    beijooos

    ResponderExcluir
  5. Quando li o link no skoob não liguei o link ao seu blog! Tempo que não dá tempo de passar por aqui! Ahh esse livro era uma das minhas compras de fim de ano mas preferi 'Emma'. Mas logo compro esse. Depois procuro a série! Seguindo agora tmb pela conta do PTDL. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. ler seu post só me deu mais vontade de ler o livro. [2]
    faz algum tempo que quero lê-lo, mas nunca encontro.
    boa resenha, Adriana. Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Sim, quero muito ler esse livro!!!
    E assistir a série da BBC também. Já assisti três séries que o canal fez de obras de Austen.
    Beijos
    desaliene.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá Adriana,

    Gostei muito de sua resenha. Estou louca para comprar o livro, mas preciso dar um tempo, comprei toda a coleção da Jane Austen bilingüe. São da mesma editora de Jane Eyre. São um pouco caros. rsrs.
    A mini-série já assisti duas vezes. Encontrei num blog dedicado somente à produções britanicas. Lá vc encontra varias produções da BBC, entre outras. Segue o link

    http://uksriesdownload.blogspot.com/

    Mais uma vez parabéns!

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Dessa família a única irmã que ainda não conheço é Charlotte Bronte, sempre tenho um pé atrás com essas meninas, elas são incriveis, profundas, deliciosas... Quando me encontrar com Jane Eyre pelas encruzilhadas da vida, vou lembrar de ler e ler até o fim!

    ResponderExcluir
  10. Oi Adriana, vc deixou o link no meu skoob (http://www.skoob.com.br/usuario/139423) pra eu ler sobre Jane Eyre, adorei! Me interessei pela história, logo pego o livro. Adoro qndo terminamos a leitura e ficamos com essa sensação de "vazio", de quero mais, sinal que entramos tanto no livro que acaba ficando difícil se despedir dos personagens.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  11. O filme entra em cartaz esse final de semana aqui nos EUA, ainda nao li o livro, lerei em breve.

    ResponderExcluir
  12. Um dos melhores livros de todos, Apenas o "jogo do anjo", talvez seja pareo para ele.
    Mas tem um trecho nesse livro que quando eu li, estremeci;
    Sobre a paixa de Jane por Edward
    "Não conseguia ver deus na sua criatura. Pois tinha transformado ele em um ídolo"

    ResponderExcluir
  13. Eu ouvi falar que a escritora é da mesma época da Austen.Li um resumo e achei bem interessante.
    Bela resenha

    ResponderExcluir
  14. Oi,
    acabei de ler o livro;é maravilhoso.O modo como a autora mistura amor, realidade e mistério encanta e nos envolve desde as primeiras palavras.
    O livro nos surpreende e encanta.
    Bjs,
    parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir

Saiba que seu comentário me deixa muito feliz, então comentem a vontade.
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...