segunda-feira, 4 de julho de 2011

Norte e Sul - Elizabeth Gaskell

QUE LIVRO MAIS LINDO!!! Acabei de terminar de ler e estou encantada, com certeza Norte e Sul entrou para minha lista de favoritos, e a autora Elizabeth Gaskell também, a escrita dela é impecável, não perde em nada para Jane Austen por exemplo, acho até que chega a ser superior em alguns pontos, mas meu objetivo não é fazer comparações acho que cada autor tem um estilo, então vamos ao que interessa!

A história se passa em plena revolução indústrial, na inglaterra do século XIX, a família Hale mora na pacata Helstone, um vilarejo rural do sul da Inglaterra. Tudo muda na vida da família quando por causa de uma decisão de Mr. Hale a família tem que se mudar para Milton uma cidade industrializada do Norte.
Devido a sua criação aristocrática sulista, Margaret Hale tem vários preconceitos quanto ao modo de vida dos habitantes dessa estranha cidade do norte.
O livro aborda as diferenças de cultura entre o sul e o norte da Inglaterra, eu devo dizer que pra mim foi uma experiência nova, por ler muito Jane Austen ( Que era sulista) eu estava muito habituada com os costumes do sul, mas como Margaret, não sabia nada sobre o norte e seus problemas sociais.
Além do romance que é uma parte linda do livro, tem toda a questão social que me prendeu de uma forma que é até difícil de explicar. Aborda os dois lados de uma questão que continua até os dias de hoje, embora menos acentuada, a luta entre patrões e empregados.
Por um lado Mr. Hale, pai de Margaret faz amizade com Mr. John Thorton, seu aluno e dono de uma das maiores indústrias de Milton, já Margaret faz amizade com Bessy e seu pai Nicholas Higgins um dos líderes do sindicato. Assim a família Hale se vê envolvida com os dois lados da questão, e por isso são os únicos que talvez tenham uma visão mais clara do assunto.
"E pouco a pouco ele perdeu todo o ressentimento, ao perguntar-se como era, ou poderia ser, que dois homens como ele e Higgins, vivendo do mesmo negócio, trabalhando cada um da sua maneira para o mesmo objetivo, podiam olhar para a posição e os deveres do outro de um modo tão diferente e estranho. E então surgiu aquele relacionamento que, embora não tivesse o efeito de prevenir qualquer conflito futuro de opinião ou de ação quando a ocasião surgisse, permitiria de qualquer modo, que tanto o patrão como o empregado olhassem um para o outro com mais caridade e simpatia, e suportassem um ao outro com mais paciência e gentileza. Além desta melhoria de sentimentos, tanto Mr. Thorton quanto seus trabalhadores descobriram sua ignorância quanto a assuntos triviais, conhecidos até então de um lado, mas não do outro." 
Eu já tinha assistido a Mini-série da BBC (para ler o post clique AQUI) então o livro não teve nenhuma surpresa pra mim porque a mini-série é muito fiel ao livro, mesmo assim foi uma leitura mais do que prazerosa, foi estimulante, recomendo a leitura especialmente pra quem gosta de livros tipo Jane Austen.
Espero que em breve sejam lançados mais livros da autora em português.

10 comentários:

  1. Ainda não li esse livro, mas já ouvi falar, agora me vem você estimulando meu consumismo literário.... Aiaiaiai... tou com vontade de ler, ainda não vi a Série da BBC, mas se seguir o ritmo das de Austen deve ser ótima!!!!

    Enfim, uma ótima pedida para essas férias... quem sabe!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Eu nunca li esse livro, mas já vi a série da BBC e acho muito válida pela crítica social que faz! Além do romance lembrar um pouco Orgulho e Preconceito! :D
    Ah, eu vim dizer também que eu não gostei de Lonely Hearts Club porque o livro não bateu com os meus ideais (não sei se deixei isso claro na resenha). Por isso, é óbvio que você pode gostar. A mesma coisa aconteceu com Anna e o Beijo Francês: é só uma questão de análise.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Fiquei super curiosa, afinal sou fã da Austen! Ah, não vi a série da BBC, quero ver. *-*
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Ei Adriana,

    Nunca assisti nenhuma série da BBC acredita? mas tenho vontade ^^

    Adorei a resenha, quero ler o livro antes de ver a série de qualquer forma, gosto muito da Jane Austen e pelo que vc falou no começo vou amar.

    bjos
    Nanda

    ResponderExcluir
  5. Se eu fosse só pela capa, nao leria hehehhe
    mas sua resenha me convenceu, o livro parece ser realmente liindo *-*

    Beeijocas
    Rapha ~Doce Encanto

    ResponderExcluir
  6. Pois é, também amei o livro.
    Gostei principalmente do modo como a autora retrata a situação da época e como o amor entre os protagonistas aumenta com o passar do tempo.
    Parabéns pela resenha.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. oii!
    eu nao conhecia esse livro, mas ja anotei aqui e no skoob
    \o/
    eu amo jane entao se por um pouquinho no estilo ja gostei, imagina tao bom qt :)
    vlw pela dica

    bju
    letracomasa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. OI!
    Desculpe a ausencia, mas eu estava com dengue. Agora estou melhorando e aproveitando para visitar meus amigos da blogosfera.

    Eu não conhecia o livro e nem a autora. Sua resenha de cara me surpreendeu. Adoro resenhas empolgadas!Com certeza eu qro mto ler esse livro, pq agora estou curiosíssima!

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  9. Eu fiquei com muita vontade de ler o livro. Adoro Jane Austen e também estou acostumada com o jeito sulista dela escrever.

    Não conheço a série, e eu já vi várias da BBc. Vou assistir.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  10. Sou absolutamente obcecada por Jane Austen e estou tão tão tão apaixonada pelo Norte e Sul, que mal posso acreditar que nunca tinha ouvido falar da Elizabeth Gaskell até semana passada. A série da BBC também é linda demais. Mal posso esperar para ler os outros livros dessa autora. É como se Jane Austen tivesse ressuscitado algumas décadas mais tarde. :D

    ResponderExcluir

Saiba que seu comentário me deixa muito feliz, então comentem a vontade.
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...