terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

O Diário de Bridget Jones - Helen Fielding

Eu li "O Diário de Bridget Jones" já faz um bom tempo, mas como na época não estava muito inspirada para escrever acabei não fazendo resenha dele, então agora que li a sua continuação "Bridget Jones no Limite da Razão" vou falar sobre os dois livros no mesmo post.

Sinopse: O romance relata um ano na vida de Bridget Jones, uma mulher solteira, de trinta e poucos anos, que luta com todas as forças para emagrecer, encontrar um namorado, parar de beber e largar o cigarro. Uma história aparentemente comum, mas narrada em estilo impecável e extrema sensibilidade. Numa demonstração de acuidade, a autora tira do cotidiano de uma balzaquiana a matéria-prima para um livro memorável.
Sinopse: Depois de muito sofrer, Bridget Jones finalmente arranjou um namorado. Mas sua vida, ao contrário do que suas fãs poderiam imaginar, não se resolve. Apenas surgem novos problemas. Como a falsa amiga, que vive dando em cima do consorte de nossa heroína. Apesar de tudo, Bridget consegue manter o bom humor neste livro que, como o antecessor - O Diário de Bridget Jones - também chegou ao topo das principais listas de mais vendidos em todo o mundo.


Pra quem não sabe Helen Fielding é considerada a criadora do gênero literário conhecido como Chicklit,  ou seja, "O Diário de Bridget Jones" é uma espécie de clássico do gênero já que foi o primeiro a ser escrito.
Quem acompanha o blog sabe que não é meu gênero favorito, (eu digo isso sempre, mas ultimamente tenho lido tantos que estou começando a duvidar rsrs) mas tenho um motivo especial para gostar do livro, ele é uma espécie de releitura moderna de Orgulho e Preconceito. Apesar disso a história não é previsível, isso porque apesar da autora se basear num romance muito conhecido, ela foi criativa e não se prendeu totalmente a história original, mantendo apenas alguns elementos importantes de sua trama.
Já ao ler o segundo volume "Bridget Jones no Limite da Razão", me surpreendi ao descobrir que era baseado em Persuasão! Isso eu realmente não sabia, e foi uma agradável surpresa, fiquei boba com a maneira que a autora conseguiu juntar duas histórias de Jane Austen em uma só, novamente sendo criativa e imprevisível.
Tem algumas coisas que não gosto nesses livros, principalmente o uso de palavras que acho vulgares e que em alguns casos foram usados - de acordo com minha percepção - de modo forçado. Além disso tinham alguns hábitos de Bridget que me irritavam um pouco. (como de quase todas as mocinhas de Chicklit) Mas tirando isso, os livros são engraçados e bem escritos, então recomendo muito para fãs de chicklit ou de Jane Austen como eu.
Há já ia esquecendo! Os dois livros foram adaptados para o cinema e tem no elenco ninguém mais ninguém menos que Colin Firth, Renée Zellweger e Hugh Grant. Apesar de não serem fieis aos livros, os filmes são muito bons, na verdade o primeiro eu gostei até mais do que do livro, principalmente o final, que achei mais romântico.




8 comentários:

  1. Eu assisti os filmes e adorei!!! *-*
    Mas agora tô curiosa pra ler os livros, já que os filmes não foram tão fiéis assim como você disse rs..

    E sempre que tem filme E livro, acabo gostando mais do livro. rs


    Adorei a resenha.


    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Já tive bastante vontade de ler esses livros, mas agora não sei bem... Gostei dos filmes. ^^
    Beijos
    http://desaliene.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Ei Adriana,

    Acho que estes foram os primeiros chick-lit que eu li, na época achei maravilhosos, tenho vontade de reler para saber se ainda vou gostar tanto. Adorava as confusões de Bridget e as promessas dela no diário rs.

    bjos

    ResponderExcluir
  4. Oi Adriana!!

    Amei o post!
    Adorooo a Bridget!
    Mas só li o primeiro livro até agora...
    Nossa, eu não sabia que a Helen Fielding é considerada a criadora do gênero literário Chicklit. O.O

    O filme também é bem gostoso. :)

    Beijos!!
    Bom restinho de feriado!

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    Primeiro comentário por aqui. Tenho você adicionada no Skoob e só vim conhecer sua página no começo dessa semana. Vê se pode! :)

    Nunca li os livros da Bridget Jones, porém estou super tentada a comprá-los através dessas promoções malucas do Submarino ou da Saraiva. Gosto muito dos filmes, super me divirto assistindo-os.

    Gostei muito do blog!

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  6. Adooooro Bridget Jones, mas o filme, pq o livro nunca tive a oportunidade de ler...
    E caramba, não sabia desse lance da releitura não. Nunca li nada da Jane tb =/

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  7. O Livro sempre é melhor que o filme.

    ResponderExcluir

Saiba que seu comentário me deixa muito feliz, então comentem a vontade.
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...