domingo, 15 de julho de 2012

Terra Ardente - Janice Diniz

Sinopse: Karen tem má fama na cidade. Envolvida com corridas de cavalo, dívidas que podem levá-la à falência e uma vida afetiva que segue a regra dos três encontros e nunca mais, ela não pode fracassar. No seu encalço, dois fazendeiros ambicionando tomarem-lhe a propriedade. Com a vida em risco e sozinha num lugar hostil, ela tenta sobreviver e cuidar da avó e do filho. Se for preciso, seduzirá o delegado de polícia de Matarana para protegê-la – um caubói da lei que se comporta como um xerife durão do velho-oeste americano. Mas Karen não é a única mulher em apuros. A jornalista Nova Monteiro investiga um latifundiário suspeito de aliciar trabalhadores. Abandonou o sudeste para ficar ao lado do homem que ama desde a infância. Um amor que tem tudo para não se concretizar. O que Nova não sabe, porém, é que, segundo boatos, a chuva de cinzas na estação do estio não é somente das queimadas, mas também dos corpos dos forasteiros que se metem com os poderosos da região. Assim, ela faz duas descobertas: que luta pela causa errada e que o amor verdadeiro é um sentimento bruto que pode nascer do medo. Matarana, a cidade das aparências, onde nem sempre o mocinho é bom e o vilão, mau. Um faroeste moderno com mulheres fortes, homens destemidos, pistoleiros, matadores de aluguel e paixões devastadoras. A humanidade posta à prova em situações-limite.
Acho que só a sinopse já deixou todo mundo com água na boca, foi o que aconteceu comigo, e não me decepcionou. O livro gira em torno de Karen e Nova em seu relacionamento com a misteriosa cidade de Matarana. São duas personagens muito diferentes entre si; Karen é durona, foi marcada por uma vida difícil e por isso não entrega seus sentimentos facilmente, já Nova é a típica romântica, abandonou sua vida em Minas Gerais e foi morar em Matarana (Um fim de mundo sem lei) para ficar perto de seu amor de infância, apesar de saber que provavelmente o relacionamento deles nunca passará de amizade. Mesmo sendo tão diferentes as duas protagonistas tem algo em comum, uma força e um destemor diante das injustiças da cidade que as coloca em situações perigosas que nos deixam sem fôlego a cada página.
Terra Ardente é um livro intenso, acho que essa é a melhor palavra para descrevê-lo, o amor é intenso, o ódio é intenso e assim também o são os personagens, que foram tão bem construídos que ganham vida em nossa mente. Gostei imensamente da trama que a autora criou tanto para os personagens como a história da cidade em si, embora seja ficção me convenceu completamente, todos os sentimentos e as ações dos personagens tinham um contexto e uma justificativa.
Meu personagem favorito, sem sombra de dúvidas é o Franco, acho que um bad boy apaixonado sempre conquista leitoras românticas como eu, não vou contar mais detalhes pra não dar spoiller, mas gostei muito, muito mesmo desse personagem...
Sinceramente, não estou puxando saco da autora, acreditem, o livro é muito bom. E como não estou puxando o saco, vou falar sobre a única coisa que me incomodou no livro: Palavrões. Eu sei que o povo de Matarana é um povo durão e muitos dos personagens eram pistoleiros e bandidos e por isso eu entendo o fato da autora ter usado esse tipo de linguagem, mas isso não me deixa mais a vontade com as palavras vulgares que eles usavam. Isso tem mais a ver comigo e com minha criação do que com o livro em si, tanto que mesmo me sentindo assim ainda acho o livro muito bom e recomendo.
Quero agradecer a autora Janice Diniz por ter selecionado o Garota Eclética para participar do Book Tour do livro, que por sinal é meu primeiro. Muito obrigada Janice, você tem muito talento, já estou esperando ansiosa pelos próximos volumes da série. Há! Falando nisso, esqueci de mencionar, o livro faz parte de uma série (ah vá!),  apesar disso o livro teve um final, não é aquela coisa que te deixa morrendo pela continuação porque o livro acabou sem mais nem menos, então mesmo quem não gosta muito de ler séries (Como eu) pode ler tranquilo por que você nem vai perceber que tem continuação. 



5 comentários:

  1. Nossa, que legal Adri!
    Pelo o que você falou, o livro realmente parece ser muito bom. :D

    Ufa, ainda bem... pois eu também não tenho muita paciência para séries.
    Costumo ler o primeiro volume e, depois, acabo não lendo o restante. hehe

    Beijooo!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Adriana,

    Que bom que gostou de Terra Ardente! Fiquei muito feliz em ter-lhe proporcionado bons momentos de diversão :D O Franco é, sim, um bad boy... mas com flores no coração rsrs
    Manterei os finais dos livros da série sempre fechados e conclusivos, pois cada livro tem em si a sua função na trama, mesmo que sejam histórias contínuas.
    E os palavrões continuarão rsrsrrs
    Adorei a sua resenha! :D

    Beijão!
    Janice Diniz
    @TerraArdente

    ResponderExcluir
  3. É, tem vocabulários que às vezes passam mais credibilidade a um determinado tipo de enredo, eu entendo. Mas pelo menos isso não afetou totalmente sua leitura, né?
    Eu sou doida para ler Terra Ardente, mas tem tanta coisa na lsta do "doida pra ler", que eu já nem sei mais o que fazer, como escolher... :x

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  4. Nunca tinha ouvido falar nesse livro... Meu pai que ia gostar. Ele adora historias de Faroeste e tal..

    Beijos
    http://myllokasecret.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Vou confessa, também não gosto muito de palavrões, acho que é questão de educação mesmo!!!

    Mas, fiquei curiosa com a trama desse livro, mulheres fortes com atitude sempre me chamam atenção na literatura, são boas para nos inspirar a ser forte também!!!

    E como gosto de ler livros nacionais, esse entra para a listinha dos desejados!!!

    ResponderExcluir

Saiba que seu comentário me deixa muito feliz, então comentem a vontade.
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...