sábado, 12 de março de 2011

A Música da Semana é: Wannabe - Spice Girls

Eu sei que quem tem a minha idade (22) ou até um pouco mais vai entender esse post, cada vez que eu ouço a música Wannabe das Spice Girls eu tenho lembranças boas da minha infância e pré-adolescência. Aqui na minha rua todas as crianças era meninas e nossa brincadeira favorita era dançar, vinha todo mundo aqui em casa, colocavamos uma fita cassete no toca-fitas e dançavamos a tarde inteira, tivemos a fase Mamonas Assassinas, É o Tcham, Chiquititas, Backstreet Boys e Spice Girls entre outras, então para recordar aqueles bons tempos resolvi pesquissar um pouco sobre esse grande sucesso do século passado. ( agora me senti uma velha rsrs)
Em 1993, a revista britânica "The Stage" trazia um anúncio que iria promover a formação de um grupo pop feminino. A idéia foi do empresário Bob Herbert em parceria com outros produtores que reuniu centenas de garotas que passaram por processos de seleção rigorosos em canto, dança e desempenho.

Cinco garotas foram selecionadas: Geri Halliwell, Melanie Brown, Victoria Adams, Michelle Stephenson e Melanie Chisholm, que teve sua oportunidade após a desistencia de Lianne Morgan em uma das etapas, formando assim o grupo Touch. A primeira música escrita pelas garotas, We’re Gonna Make it Happen, foi descartada por não agradar os produtores, que consideraram a letra não convencional e a coreografia, criada por Melanie B, muito complexa.

Em 1994 Michelle Stephenson deixou o grupo, não por sua mãe estar doente como cogiava-se, mas o produtores Chic, Bob e Chris, pressionaram a cantora a deixar o grupo devido a ela não ter potencia vocal suficiente para acompanhar as outras garotas.

A professora de música Pepi Lemer foi convocada para encontar uma quinta integrante que pudesse acrescentar ao grupo. Sugerida pela amiga Victoria Adams e ex-aluna de Pepi por 6 anos na Sylvia Young school, Emma Bunton aceitou o convite para fazer parte do grupo.

No final de 1994, à ponto de assinar o contrato com os produtores, as cinco garotas mostraram-se descontentes com a pressão de trabalhar com a fraca canção Take Me Away e com as imposições absurdas dos Herberts, decidindo assim abandonar o hotel onde viviam, deixando apenas um bilhete que dizia "Obrigada por tudo o que têm feito, mas estamos em desacordo com o novo contrato". Mudando-se para Maidenhead, subúrbio de Londres, as cinco cantoras escreveram 35 músicas próprias e criaram suas coreografias.

Em maio de 1995, depois de terem suas músicas rejeitadas por várias gravadoras e em busca de um empresário acessível, as Spice Girls conseguem que um disco demo com suas gravações chegasse às mãos de Simon Fuller. Após isso, as garotas invadiram o escritório do empresário dizendo que ele era o homem certo para transformá-las em estrelas. O empresário apostando no talento das Spice Girls aceita uma parceria, e no final de 1995, as Spice Girls assinam seu primeiro contato com a gravadora Virgin Records, que estava à procura de apostar em novos artistas. A primeira música escrita e apresentada pelas Spice Girls aos investidores foi Love Thing. A faixa seria lançada como primeiro single, porém o grupo preferiu trabalhar com a nova canção que haviam escrito, Wannabe.

Em 1996, antes mesmo que o single fosse lançado, Vincent Monsey, representante do canal "The Box" - concorrente da MTV no Reino Unido - descobriu as Spice Girls e decidiu transformar seu primeiro vídeo, Wannabe, em um furo de reportagem. Monsey exibiu o vídeo em sua emissora, causando um grande alarde.

Em 8 de julho de 1996 Wannabe foi lançada oficialmente juntamente com o slogan feminista, Girl Power, tornando-se primeiro lugar em mais de 36 países. Quando o single chegou ao topo das paradas no Reino Unido, o grupo atingiu um recorde, sendo a primeira banda feminina obtendo primeiro lugar, desde o desaparecimento do grupo The Bangles. Wannabe vendeu em torno de 6 milhões de cópias em todo mundo.

Em 31 de Maio de 1998, Geri Halliwell anunciou que estava deixando o grupo devido a diferenças entre elas.

Em 6 de novembro de 2000, é lançado o terceiro álbum, Forever, e após isso as Spice Girls seguiram suas carreiras solo, dando por finalizar o trabalho como um grupo, porém sem anunciar oficialmente a separação.

Fiquem com o Video-Clipe de Wannabe

4 comentários:

  1. ai...
    spice girls foram minha infância
    adoravaaaaaaaaaaa elas
    ops!
    adoro! ^^
    fiquei tão triste qnd a Geri saiu ;_;
    ela era minha spice preferida :/

    ResponderExcluir
  2. UHAuahuHAuHA, eu tb adorava Spice Girls, Chiquititas, Mamonas, e confesso até hj gosto de BSB! Eles marcaram minha pré-adolência.. Q saudade daquela época! uhuhUAHuhAau, eu era a Victória! rsrs. Até cortei o cabela e fazia poses nas fotos! =0)
    Bjo.

    ResponderExcluir
  3. Tenhos a mesma idade. Space Girls, Chiquititas e Backstreet boys fizeram parte da minha infência. Qm não amava?

    Nossa, era mto bom! Pena q acabou.

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  4. Bons tempos aqueles! Também sinto saudades.

    ResponderExcluir

Saiba que seu comentário me deixa muito feliz, então comentem a vontade.
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...