domingo, 26 de fevereiro de 2012

Persuasão - Jane Austen


Sinopse: O enredo deste empolgante livro gira em torno dos amores de Anne Elliot que se apaixonara pelo pobre, mas ambicioso jovem oficial da marinha, capitão Frederick Wentworth. A família de Anne não concorda com essa relação e a convence romper seu relacionamento amoroso. Anos após Anne reencontra Frederick, agora cortejando sua amiga e vizinha, Louisa Musgrove. "Persuasão" é amplamente apreciado como uma simpática história de amor, de trama simples e bem elaborada, e exemplifica o estilo de narrativa irônica de Jane Austen, sendo original por diversos motivos, entre eles, pelo fato de ser uma das poucas histórias da escritora que não apresenta a heroína em plena juventude. O romance também é um apanágio ao homem de iniciativa, através do personagem do capitão Frederick Wentworth que parte de uma origem humilde e que alcança influência e status pela força de seus méritos e não através de herança.



"Não podia ter havido dois corações tão sinceros, nem gostos tão semelhantes, nem sentimentos tão em uníssono, ou rostos tão amados. Agora era como se fossem estranhos, não pior do que estranhos, porque nunca se conheceriam. Seriam estranhos para sempre" 
Então, como da primeira vez que eu li Persuasão eu não tinha o blog, resolvi ler de novo e escrever sobre ele aqui. Bom, devo dizer que reler essa obra não foi nenhum sacrifício, muito longe disso! Quem já leu Jane Austen sabe do que eu estou falando, seus livros nos proporcionam prazer em cada palavra e Persuasão não é diferente dos outros nesse respeito. Embora esse seja um dos livros de Austen menos comentado pelas pessoas, ele está na minha lista de favoritos, na verdade eu nem consigo decidir muito bem se gosto mais dele de Emma ou de Orgulho e Preconceito, mas em uma coisa tenho certeza que ele ganha de todos os outros; é sem dúvida o livro mais maduro e até mais sentimental de Jane Austen, pelo menos segundo a minha humilde opinião. 
Também o considero o mais romântico, embora a história do casal seja uma das mais simples escrita por Jane Austen. Na verdade é isso que me impressiona nela e acho que nesse livro mais do que nos outros, ela consegue fazer acontecimentos de rotina - uma simples conversa em uma sala, com poucas frases e alguns olhares - se tornar tão romântica e ao mesmo tempo tão real. As preocupações dos personagens são corriqueiras, coisas que talvez se fossem escritas por outra pessoa se tornariam enfadonhas, mas sendo a escritora quem é consegue nos emocionar com detalhes que passam despercebidos pela maioria. 
Creio que minhas habilidades com a escrita não sejam suficientes para descrever toda a beleza desse livro, então só posso dizer: Leiam, porque com certeza não vão se arrepender.

4 comentários:

  1. Esse livro é incrível. Na verdade, eu adoro todos os livros da Jane, acho todos fantásticos. Adoro livros que se passam na Inglaterra na época do Romantismo. :D

    Acabei de conhecer o blog. Lindo! Estou seguindo!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Luara seja bem vinda ao Garota Eclética, vou lá conhecer seu blog também.
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Adriana,

    Da Jane eu só li Orgulho e preconceito e Razão e sensibilidade. Preciso ler os outros, realmente a autora é fantástica.

    bjos

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua resenha! Já tenho Persuasão na minha estante esperando ser lido! Tb amo Jane Austen, embora só tenha lido Orgulho e Preconceito e Razão e Sensibilidade.

    Beijo

    Eliane (Leituras de Eliane)

    ResponderExcluir

Saiba que seu comentário me deixa muito feliz, então comentem a vontade.
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...