terça-feira, 6 de março de 2012

Abadia de Northanger - Jane Austen

Sinopse: "A Abadia de Northanger" acompanha a trajetória de Catherine Morland, sua família e amigos, quando de sua visita ao balneário de Bath. Em sua estadia, Catherine passa seus dias visitando seus mais novos amigos e frequentando bailes na cidade e acaba por se envolver com dois jovens, John Thorpe e Henry Tillney que a envolve com seu conhecimento de literatura e história. Quando é convidada pelo pai de Henry a acompanhá-los até sua casa, a Abadia de Northanger, Catherine que está lendo o romance gótico, "Os mistérios de Udolpho", de Ann Radcliffe, fica fascinada com a perspectiva de ingressar em um ambiente antigo, fantástico e sombrio.
"Uma garota de boa aparência, com um coração afetuoso e uma mente bem ignorante não pode falhar em atrair um jovem e inteligente rapaz"
Continuando com meu projeto de reler alguns dos meus livros favoritos, reli A Abadia de Northanger, sim, ele pode não ser meu Austen favorito, mas sem dúvida está entre meus favoritos.
Uma das coisas que eu mais gosto nesse livro, depois do Henry Tillney, é o modo pessoal com que Jane Austen narra a história, em muitos momentos ela escreveu na primeira pessoa expressando suas próprias opiniões sobre os acontecimentos e os personagens, e isso pra quem é fã de Austen é quase como poder conversar com ela, então a experiência de ler "A Abadia de Northanger", especialmente agora que li pela segunda vez é enriquecedora.
Nesse livro Austen faz uma paródia dos romances góticos que faziam sucesso em sua época, usando sua famosa língua afiada (nesse livro mais do que em qualquer outro) ela critica a hipocrisia de seus dias em relação a convenções sociais, costumes etc... Chega até mesmo a criticar alguns autores, que segundo ela rebaixam suas próprias obras por não permitirem que suas heroínas as lessem; " Ah! Se a heroína de um romance não for protegida pela heroína de outro, de quem poderia ela esperar proteção? Não posso aprovar isso...."

Agora vamos ao que eu mais gosto nesse livro: Henry Tillney! s2


Gente, eu sei, ninguém menciona Henry Tillney e até eu sou injusta por não mencionar ele, mas nessa última leitura do livro refleti sobre algo que eu nunca tinha pensado; se eu fosse a um baile onde estivessem presentes todos os mocinhos de Austen ( Que sonho!!!) o que mais rapidamente me atrairia seria Henry Tillney, primeiro por que ele me tiraria pra dançar (O sonho é meu!) depois por que ele é bom de papo, inteligente e engraçado, o senhor Darcy por exemplo com aquele jeito fechadão não iria me conquistar, deu pra entender o que eu quero dizer? Então Sr. Henry Tillney peço perdão por todo esse tempo em que o Senhor foi deixado de lado, a partir de agora o Senhor conquistou lugar fixo em meu coração. 
Pra quem é fã de Austen só um aviso, esse livro não é tão romântico quanto os outros dela, mas vale muito a pena ser lido. Pra quem não sabe, foi o primeiro livro que ela terminou para publicação, embora só tenha sido publicado postumamente em 1817.

6 comentários:

  1. Sobre Henry só posso dizer uma coisa: "Henry eu te amo, coraçãozinho pra você!" Na minha opinião ele é o mais inteligente dos heróis Austerianos, eu me apaixonei pela Abadia, eu não consigo definir qual dos romances da Jane eu gosto mais, quando eu penso em um motivo para gostar mais de um vem o outro com outros motivos, sei lá é um sofrimentoooo... mas a Abadia com certeza está entre ps 3+ pela ironia e pela forma como ela dialoga conosco!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, ele é muito inteligente, amo a parte em que eles se conhecem, me faz rir muito com a sua ironia, acho que não existem homens assim de verdade. :(

      Excluir
    2. Isso não é muito animador kkk Acho que ler tanto Jane nos deixou exigentes!!!

      Excluir
  2. O único livro da Jane Austen que não tenho vontade de lê-lo.
    Mas sua resenha ficou ótima.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço...

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Adriana!

    Amei o post! Faz tempo que quero ler A Abadia de Northanger!
    Que inveja poder reler os livros! Faz tempo que não consigo fazer isso. Nem os novos tenho conseguido dar conta... :(
    Não vou poder opinar quanto aos "mocinhos" porque ainda não li esse livro. Orgulho e Preconceito li, e também acho que o Darcy não iria me conquistar de primeira. Assim como aconteceu com Elizabeth... :)

    Beijooo!

    O seu cantinho faz parte dos meus blogs favoritos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Angélica, fico muito feliz, mesmo! O Seu blog também está entre meus favoritos.
      Beijão.

      Excluir

Saiba que seu comentário me deixa muito feliz, então comentem a vontade.
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...