quarta-feira, 30 de maio de 2012

A Invenção de Hugo Cabret - Brian Selznick


Hugo Cabret é um menino órfão que vive escondido na central de trem de Paris dos anos 1930. Esgueirando-se por passagens secretas, Hugo toma conta dos gigantescos relógios do lugar: escuta seus compassos, observa os enormes ponteiros e responsabiliza-se pelo funcionamento da máquinas.
A sobrevivência de Hugo depende do anonimato:ele tenta se manter invisível porque guarda um incrível segredo, que é posto em risco quando o severo dono da loja de brinquedos da estação e sua afilhada cruzam o caminho do garoto.
Um desenho enigmático, um caderno valioso, uma chave roubada e uma homem mecânico estão no centro desta intrincada e imprevisível história, que, narrada por texto e imagens, mistura elementos dos quadrinhos do cinema, oferecendo uma diferente e emocionante experiência de leitura.



Primeiro devo começar esse post dizendo que a diagramação desse livro foi fundamental para que eu tivesse vontade de comprá-lo, ele é todo ilustrado e as páginas tem as margens pretas o que dá um toque bem diferente a publicação. Nota 10 para o trabalho gráfico do livro!
As ilustrações nesse livro ajudam a contar a história e isso é bem legal, acho que o autor foi muito criativo e soube fazer seu livro parecer um filme, que por sinal me proporcionou algumas horas bem agradáveis. Apesar disso o livro não atingiu todas as minhas expectativas, achei que alguns elementos da história que foram bem valorizados pelo autor, na verdade não contribuíram de forma efetiva com o enredo, eu lia e pensava: "Tá, mas o que  uma coisa, tem a ver com a outra?". Bem, depois que eu terminei a leitura é que eu fiquei sabendo que o livro é inspirado na vida de um personagem histórico (Que não vou dizer quem é, pra não dar Spoiler) Aí, pelo pouco que eu li sobre esse personagem eu acabei entendendo porque determinadas coisas estavam no livro e tudo me pareceu mais interessante, embora não o suficiente para mim dizer que amei a leitura. Além do mais é um livro infanto-juvenil gênero que eu até leio, mas que não é o meu forte. 
Quanto a adaptação para o cinema, estou curiosa para assistir, não consegui ver no cinema então tenho que esperar sair na locadora, acho que tem potencial para ser um bom filme. Alguém aí já assistiu? O Que acharam dele?

6 comentários:

  1. Quando eu vi vc comentando corri aqui para ver, pq estive com vontade de ver o filme, mas não fui e estou com vontade de ler o livro... Enfim, confesso que foi um banho de água fria rsrs... Lindamente que aquela caixa Shakespeare continua no topo da lista dos que quero comprar.

    ResponderExcluir
  2. Oi.. ainda não vi o filme, mais assistir uma reportagem que falou maravilhas desse filme, depois irei ver.
    E sobre o livro agora vou ter que ler neh, você não divulgou o personagem histórico, tô curiosa =)
    depois passa no meu blog
    beijos
    http://definitivosimples.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu já vi o livro e fiquei apaixonada pela sua diagramação! Querooo uma edição para mim!! rsrs.
    Que pena que não gostou mto, eu tb acho q não vou me apaixonar, mas quem sabe eu acabe pelo menos gostando um pouco...rs. Qdo eu tiver um tempinho, pretendo lê-lo!

    Ainda não assisti ao filme, mas estou bem curiosa.

    Bjo.

    ResponderExcluir
  4. Há espero que ninguém me entenda mal, eu gostei do livro, só não me apaixonei por ele como algumas pessoas.

    ResponderExcluir
  5. Eu li o livro já faz um tempinho.
    Nunca vi o filme mas disseram que é bem melhor que o livro. Bom, só vendo pra saber, né?

    Beijos :*
    http://myllokasecret.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Adriana!

    Eu não li, mas quero ler! Consegui uma troca com ele e estou esperando a menina enviar. Amo livros bem ilustrados e caprichados... HahaHa Às vezes pareço uma criança, mas eu gosto. E, ao contrário de vc, eu curto livros infanto- juvenis. Acho fofo para relaxar de leituras mais densas.Quero ler e depois assistir.

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e LIvros

    ResponderExcluir

Saiba que seu comentário me deixa muito feliz, então comentem a vontade.
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...