domingo, 20 de maio de 2012

Sobre meu livro favorito

Faz um bom tempo que eu quero escrever esse post, só não tinha tido coragem ainda, isso porque é um tema um pouco controverso, talvez até polêmico. Meu livro favorito é a Bíblia, entenderam agora?
Enfim, não quero pregar pra ninguém com esse post, nem me estender sobre minhas crenças, só quero deixar claro, antes de ir ao ponto, que eu realmente acredito na Bíblia, acredito que é inspirada por Deus e que é uma carta dele para nós, mas quero que quem ler esse post leia com a mente aberta, como leria qualquer resenha desse blog, meu objetivo é mostrar que mesmo sem acreditar nela sua leitura é interessante e válida.

A Bíblia é um livro cercado de preconceitos, de um lado estão seus críticos, dos quais, acredito, uns 90 por cento nunca a leram inteira. Do outro lado estão os que dizem acreditar nela, mas que também em sua maioria nunca a leram, de modo que o pensamento das pessoas sobre ela, quer das que criticam como das que acreditam é formado em geral do que ouviram de outras pessoas que também não leram. (Complicado né?)
Deixando de lado toda a controvérsia de crenças e descrenças, acredito que um livro que começou a ser escrito há uns 3.500 anos, que demorou mais de 1.600 para ser concluído, que foi praticamente proibido durante a idade média (sem falar queimado e seus leitores torturados e mortos) e amplamente desacreditado nos últimos dois séculos, e mesmo assim continua sendo de forma disparada o livro mais lido, distribuído e traduzido da história humana, merece pelo menos nosso respeito e admiração.
Acho incrível como algumas pessoas que são viciadas em leitura e leem praticamente tudo que é lançado nunca se quer tentaram ler a Bíblia, ela contém história, poesia, biografias e conselhos, sim conselhos não como dos livros de autoajuda que hoje são bons e amanhã já estão ultrapassados, veja um exemplo:
"Todas as coisas, portanto, que quereis que os homens vos façam, vós também tendes de fazer do mesmo modo a eles; isto de fato é o que a lei e os profetas querem dizer"
Hoje muitos mudaram a frase de Jesus, eles dizem "NÃO façam aos outros o que NÃO gostariam que fizessem a você", isso diminui sua responsabilidade de FAZER algo pelos outros, mas enfim esse não é o ponto, o ponto é: mesmo quem não acredita que essas palavras se originam de Deus, não pode negar que é um bom conselho e que se todos colocassem em prática o mundo seria bem diferente. Existem muitas dessas pérolas de sabedoria dentro desse livro, eu poderia passar horas escrevendo sobre isso, mas falei que não ia pregar pra ninguém então...
Meu conselho pra quem nunca tirou tempo para examinar essa fantástica obra da literatura mundial, que faça isso, se não para se achegar Aquele que eu acredito ser o seu autor, pelo menos para conhecer seu conteúdo que de qualquer forma é maravilhoso.

7 comentários:

  1. Eu nem coloco a Bíblia entre meus livros, porque para mim Ela é O livro! E sim, concordo com tudo o que vc disse sem tirar nem por.

    Mas tenho que reafirmar: Tá que nós cremos e ninguém é obrigado a crer, mas vamos e venhamos o livro é antigo e tem sobrevivido há milênios, acho que no minimo alguma coisa de muito interessante ele deve ter para dizer.

    ResponderExcluir
  2. oi
    entendo seus receios de falar sobre a biblia, mas se é seu livro preferido, pq n? eu prefiro deixar de lado no meu blog livros religiosos e acabar causando problema e ofendendo alguem de alguma forma, parece q sempre tem uma pessoa q leva pro lado errado :x
    enfim, qria lhe dizer que esta rolando uma promo no meu blog, estou sorteando marcadores! 8 p o primeiro lugar, 6 p o segundo e 4 p o terceiro! basta ser seguidor, ter end de entrega no brasil e deixar um comentario com seu e-mail ou end de blog p q eu entre em contato caso vc ganhe :3
    participe! :)

    bjs
    TÍTULOS DE LIVROS

    ResponderExcluir
  3. Oi Adriana!

    Post bacana!!
    Só não vou dizer que concordo com tudo porque a minha religião é o Budismo. Então, Deus e livros sagrados não fazem parte das minhas crenças...

    Beijos! :)

    ResponderExcluir
  4. Confesso que nunca consegui ler a Bíblia por completo. Tentei, lá pelos meus 15 anos, na época que comecei a fazer EAC, mas parei pela metade...

    Acho bem legal não só você falar da Bíblia aqui no blog, como tb acho que seria interessante ver mais resenhas de livros religiosos. É algo que não vemos por aqui na blogosfera.

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  5. Realmente falar de crença é complicado por ser algo muito pessoal. Eu faço parte do grupo que nunca leu inteira. Já tentei. Mas conheço alguns salmos que me dão muita força.

    Enfim, não vejo mal nenhum em você falar sobre o que você gosta. Acho até muito interessante e pouco explorado.

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  6. Ah, que coisa mais linda ver isso num blog literário! Não sei por quê, mas acho que ou os leitores são, em sua maioria, ateus, ou os cristãos é que não leêm. Mas é bom saber que existem mais cristãos leitores como eu por aí!

    Ainda não li a Bíblia toda, mas já comecei o meu plano de leitura, e pretendo terminar ainda ano que vem! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brenda tem muitos cristãos leitores por aí, só acho que normalmente eles preferem não falar sobre isso nos blogs.
      Agora sobre seu plano de leitura da Bíblia, continue mesmo e não desista, tem algumas partes que são mais difíceis um pouco cansativas, como o livro de Crônicas e números, mas são importantes, um pouco de perseverança e você vai conseguir, peça a ajuda do autor se tiver alguma dúvida.
      Beijos

      Excluir

Saiba que seu comentário me deixa muito feliz, então comentem a vontade.
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...