sexta-feira, 26 de outubro de 2012

O Poderoso Chefão - Mario Puzo

O Poderoso Chefão é um romance de ficção escrito por Mario Puzo, originalmente publicado em 1969, sobre uma família de mafiosos de origem siciliana que imigra para os Estados Unidos da América.
Mario Puzzo tornou-se um escritor conhecido mundialmente com este livro, seu terceiro romance. Ele faz uma biografia imaginária de um cappo da máfia nova-iorquina, desvendando o submundo do crime organizado.

"Você já ouviu falar naqueles exploradores árticos que deixam depósitos secretos de comida espalhados na rota do polo norte? Justamente para o caso de precisarem deles algum dia? Isso é o que representam os favores do meu pai. Algum dia ele estará em cada uma das casas dessas pessoas, e será melhor que elas venham ao encontro dele"

Dom Vito Corleone é um Mafioso poderoso de Nova Iorque que não nega ajuda a quem esteja precisando, em troca ele só pede uma coisa: Amizade

"A Amizade é tudo. A amizade é mais do que talento. É mais do que governo. É quase igual a família. Jamais se esqueça disso. Se você tivesse levantado um muro de amizade, não teria de me pedir ajuda"

O padrinho, como é chamado por todos devido a seus favores, é um homem que não se sujeita ao que é aceito pela sociedade, é um homem que criou um império onde vigoram suas próprias leis e regras de conduta, um mundo em que a amizade é um pacto que deve ser honrado, e traidores severamente punidos.
A maioria dos personagens do livro são mafiosos, bandidos, porém são tão carismáticos que nos ganham a cada página e não demora estamos torcendo por eles, são tão reais que se alguém me disse que realmente existiram eu acreditaria.
O Autor foi genial ao escrever o livro, o estilo da escrita é maravilhoso, os personagens cativantes e a história nem se fala, não sei se a Máfia funcionava realmente como ele descreveu, nunca me aprofundei no assunto, mas tudo que ele escreveu me convenceu de tal forma que pra mim se tornou real, é tudo tão detalhado que é impossível que tenha saido só da imaginação de Mario Puzo, acho mais fácil acreditar que ele pesquisou bastante sobre o assunto antes de escrever o livro. 
Preciso dizer que dei 5 estrelas pro livro no Skoob? Eu estava sentindo falta de ler um livro assim, um grande clássico, daqueles que nos marcam, daqueles que lemos devagar porque temos medo que acabe e temos medo do que pode acontecer no final.Sem dúvida eu recomendo, principalmente pra quem gosta de clássicos.

3 comentários:

  1. Legal! Meu avô era super fã dos filmes, então eu já assisti, mas não sabia que existia livro oO
    Adorei a resenha, fiquei bem interessada em ler!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ei Adriana,

    Que legal, o filme todo muito já conhece tanto e eu nunca tinha pensado de verdade em ler o livro.
    Adorei a resenha, espero poder ler o livro tbm. ^^
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Adriana!
    Eu vi esse livro em promoção e agora estou um tantinho arrependida por não ter aproveitado! rs
    Na verdade, já imaginava que a história era ótima, mas como assisti os filmes antes, a minha vontade diminuiu um pouco. Só que os livros sempre são melhores, contém mais detalhes e acho que esse vale a pena. Hoje em dia é difícil encontrar autores que consigam passar tamanha sensação de realidade, que deem vida aos seus personagens e que de tão bem desenvolvidos, ficamos com a sensação de que eles poderiam existir. Adoro isso num livro!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Saiba que seu comentário me deixa muito feliz, então comentem a vontade.
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...