terça-feira, 16 de abril de 2013

As Violetas de Março - Sarah Jio

Sinopse: Emily Taylor é uma mulher jovem e escritora de sucesso, mas não gosta muito de seu próprio livro. Também tem um casamento que parece ideal, no entanto ele acabará em divórcio.Sentindo que sua vida perdeu o propósito, Emily decide fazer as malas e passar um tempo em Bainbridge — a ilha onde morou quando menina — para tentar se reorganizar.
Enquanto busca esquecer o ex-marido e, ao mesmo tempo, arrumar material para um novo — e mais verdadeiro — livro, um antigo colega de escola e o namorado proibido da adolescência tornam-se seus companheiros frequentes. Entretanto, o melhor parceiro de Emily será um diário da década de 1940, encontrado no fundo de uma gaveta.
Com o diário em mãos, Emily sentirá o estranhamento e a comoção causados pela leitura de uma biografia misteriosa que envolve antigos habitantes da ilha e que tem muito a ver com sua própria história.
Assim como as violetas que desabrocham fora de estação para mostrar que tudo é possível, a vida de Emily Taylor poderá tomar um rumo improvável e cheio de possibilidades.
"O Amor não era uma flor de estufa, forçada a brotar, ainda que relutante. O amor era uma erva daninha que explodia em flor inesperadamente à beira da estrada" - Years of Grace" 

Eu li "As Violetas de Março" bem rápido, o livro flui bem e por isso não foi nenhum sacrifício, comecei a ler bem empolgada, achei que seria o tipo de romance que eu andava com vontade de ler, mas na verdade descobri que não ando com vontade nenhuma de ler romances, e porque eu menciono isso? Porque esse é um livro bem escrito e com uma história bonita, mas que por algum motivo não me emocionou, eu li tudo simplesmente como observadora, em nenhum momento eu penetrei na história, não me apaixonei, não sofri, não torci por ninguém... a única emoção que o livro me despertou foi a curiosidade, eu não via a hora de descobrir qual era o segredo que o diário escondia.
Acho que o que faltou foi um aprofundamento sobre os personagens, a história não deixou a desejar, mas os personagens... bem, como eu posso dizer isso? (Não quero deixar a impressão de que a escrita da autora é ruim, porque não é) Eu não me envolvi com eles, não consegui entender os motivos deles e por isso pra mim tanto fazia se no final eles vivessem ou morressem, bem isso. 
Acho que ando meia enjoada de tudo e sedenta por clássicos, então esses best sellers não estão me satisfazendo e isso está prejudicando meu julgamento.
Mas, é inegável que a Sarah Jio escreve bem e criou uma história original, então se eu posso dizer alguma coisa com sinceridade é que você não deve se basear muito na minha opinião (Vale ressaltar que eu gostei do livro, só não me apaixonei por ele como quase todo mundo que leu)
A nota do livro no Skoob é 4.5 (Pra quem não sabe, a nota máxima é 5) e as resenhas que li dele lá são todas elogios, então se você se interessou pela sinopse acho que vale a pena conferir.

6 comentários:

  1. Oii,já li vários livros em que acontece isso de eu não me apegar aos personagens.Acho que pra nos apaixonarmos por um livro, além da história - do livro em si,o momento de nossa vida ou as emoções que estamos sentindo ajudam.Ou apenas o fato de variar um pouco(as vezes ler sempre o mesmo estilo cansa).
    Vou dá uma chance pra ele.
    Bjão

    ResponderExcluir
  2. As vezes acontece isso, a gente fica saturada dessas produções burocraticamente bem escritas de nosso tempo, mas sem profundidade, sem aquela força envolvente de Jane Austen ou Alexandre Dumas por exemplo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, é por isso que agora estou lendo Anne Brönte, é outro nível...

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oi Adriana!

    Agora voltando com mais calma e sem sono para ler a resenha... :p

    Pois é... Eu também às vezes enjoo desse tipo de leitura que não acrescenta muita coisa às nossas vidas.
    No mês passado, li vários livros e nenhum deles foi marcante. Detesto quando isso acontece. :/
    Mas, tem certos livros, como esse da resenha, que gosto de pegar entre uma leitura e outra para descansar um pouco a cabeça...

    Sinceramente, acho que a literatura de hoje em dia está com baixa qualidade. É difícil você pegar um livro da atualidade para ler e ele entrar para os seus favoritos.
    Os clássicos continuam eternos! Sempre nos tocando e mexendo com as nossas emoções! Livros assim, fazem falta nos dias de hoje.
    E, o mais triste disso tudo, é que a maioria dos leitores não quer saber de clássicos... Apenas leem os livros da moda, os lançamentos, e os acham esplêndidos! O.O

    Enfim...

    Beijos! Bom fim de semana!! :)

    ResponderExcluir
  5. Eu entendo o que vc quer dizer. Tem certos romances que por mais que sejam bonitos, tb não me pegam de um jeito que me deixem envolvida com a história. São livros que foram bons de ler, mas que não fizeram diferença alguma em nossa vida.
    Eu tenho vontade de ler As Violetas, pra ser sincera foi um dos últimos lançamentos da NC que mais despertou meu interesse, mas é bom saber o que esperar, né?

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir

Saiba que seu comentário me deixa muito feliz, então comentem a vontade.
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...