segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Charles Dickens

Eu estava "passeando" por um blogue sobre filmes clássicos quando me deparei com a foto ao lado, me chamou atenção na hora só pelas roupas, mas aí eu olhei melhor e quem eu vejo no fundo?  Mr Darcy! ou melhor Matthew Macfadyen, como preferirem, eu tinha que assistir e por mais que eu não seja a favor de Downloads ilegais eu não tive opção, não tem pra comprar, fui obrigada a fazer isso.Embora eu já tivesse ouvido falar de alguns livros de Dickens como Oliver Twist e David Copperfield, ainda não tive o prazer de ler nenhum, mas depois de assistir Little Dorrit já virei fã dele.

Little Dorrit é um drama de época de quatorze partes da BBC baseado no romance de 1850 de Charles Dickens. A série conta a história de Amy Dorrit, que passa os dias ganhando dinheiro para a família e cuidando de seu pai orgulhoso, que é um preso de longa data de Marshalse, a prisão dos devedores, em Londres. O mundo de Amy e de sua família se transforma quando o filho de seu patrão, Arthur Clennam, retorna do exterior para resolver legados misteriosos de sua família e descobre que suas vidas estão interligadas.
Pesquisei um pouco sobre o autor e eis o resultado:

Charles John Huffam Dickens,  (Portsmouth, 7 de Fevereiro de 1812  9 de Junho de 1870),  foi o mais popular dos romancistas ingleses da era vitoriana. A fama dos seus romances e contos, tanto durante a sua vida como depois, até aos dias de hoje, só aumentou. Apesar de os seus romances não serem considerados, pelos parâmetros atuais, muito realistas, Dickens contribuiu em grande parte para a introdução da crítica social na literatura de ficção inglesa.
A escrita de Dickens é caracterizada por um estilo poético.A maior parte dos principais romances de Dickens foram escritos mensal ou semanalmente, em episódios publicados em jornais como o Household Words e que depois foram reunidos nas obras completas, tal como as conhecemos atualmente. A publicação em episódios separados tornava as histórias mais acessíveis a um público mais extenso que ia aumentando à medida que as situações por resolver se sucediam, episódio por episódio, criando expectativa entre o público. O talento de Dickens residia também nesta sua capacidade em aliar uma narrativa episódica a um romance coerente na sua totalidade. Os episódios mensais eram acompanhados de ilustrações de vários artistas.
Os romances de Dickens eram, entre outros aspectos, obras de crítica social. Nas suas narrativas são tecidos comentários ferozes a uma sociedade que permitia a pobreza extrema, as más condições de vida e de trabalho e a estratificação social abrupta da era vitoriana, a par de uma empatia solidária pelo homem comum e uma atitude céptica em relação à alta sociedade.




2 comentários:

  1. Eu descobri essa série numa comunidade no orkut "Séries da BBC". Eu quase morri (!!!) quando vi que o Matthew Macfadyen participava, e baixei todos na hora, sem nenhuma dor na consciência! Hehehe
    Até hoje só consegui assistir um episódio só, porque eles são bem extensos, né? Mas estou gostando bastante! Adorei a resenha, nunca vejo ninguém comentando sobre essa série!

    Beeeijos,dane.
    http://coracaofurtacor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá, vi seu blog em um blog que falava sobre Jane Austen e vim comentar! Eu também fiquei apaixonada pelo Matthew Macfadyen depois que assisti Orgulho e Preconceito. Fiquei sabendo da série, mas não acho aonde posso baixar, já que nosso lindo país não importa séries cult e de época!
    Um grande beijo!

    ResponderExcluir

Saiba que seu comentário me deixa muito feliz, então comentem a vontade.
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...