quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

"O Mundo de Sofia" - Jostein Gaarder

"O Mundo de Sofia" de Jostein Gaarder conta a história de Sofia Amundsen que às vésperas de seu aniversário de quinze anos, começa a receber bilhetes e cartões-postais bastante estranhos. Os bilhetes são anônimos  e perguntam a Sofia quem ela é e de onde vem o mundo em que vivemos. Os postais foram mandados do Líbano, por um major desconhecido, para uma tal de Hilde Knag, jovem que Sofia igualmente desconhece.
O mistério dos bilhetes e dos postais é o ponto de partida desse romance sobre a história da filosofia ocidental - dos pré-socráticos aos pós-modernos.
Bem, faz alguns anos que eu queria ler esse livro, desde que eu li "O Dia do Coringa", mas só agora tive a oportunidade, pensei muito antes de escrever essa resenha, afinal se trata de um livro de Jostein Gaarder, e muitas pessoas consideram esse seu trabalho principal, eu na verdade prefiro "O Dia do Coringa", e como eu tenho uma opinião bem contraditória sobre o livro vou dividi-lo em duas partes e dar a minha opinião sobre elas seperadamente.
É que como diz na sinopse o livro conta simultaneamente a história de Sofia e a da filosofia, na verdade durante a história Sofia faz um curso de filosofia e o leitor acompanha cada lição, acontece que muitas coisas que Sofia aprende nessas lições acabam se misturando com acontecimentos de sua vida então é um pouco difícil separar mas vou tentar.
Eu não gosto muito de filosofia nunca foi minha matéria favorita na escola, ao mesmo tempo não sou completamente alheia a ela, eu reconheço o papel que ela teve no desenvolvimento da ciência por exemplo, se não fossem os primeiros filósofos terem se perguntado do que era feita a matéria, talvez hoje não saberíamos nada sobre átomos e partículas, e prótons e nêutrons, etc... 
Em questões mais profundas como; de onde viemos? Deus realmente existe? Temos uma alma imortal? e coisas do tipo, também acho importante nos questionarmos, e até aí concordo com a filosofia; não devemos acreditar em algo só porque nossos pais assim nos ensinaram, devemos encontrar nossos próprios motivos para crer ou não em algo, e até aí o livro estava interessante.
Agora quando a filosofia tenta dar respostas a essas perguntas, não posso concordar, isso é algo que não cabe a filosofia acho super inútil ficar elaborando milhões de teorias sobre algo que nunca poderemos provar, por isso o livro se tornou (depois da metade mais ou menos) bem cansativo, com teorias loucas sobre várias coisas que não nos dizem respeito coisas que nunca saberemos, como: de onde veio Deus? Como algum dia algém vai saber? então pra que perder tempo pensando nisso? Se Deus existe ( o que eu acredito fielmente) ele sempre existiu, "há! mais tudo tem que ter um começo!" Em algum momento alguma coisa surgio do nada, alguns dizem que foi o universo e a vida na terra, para mim foi Deus e que depois ele criou o resto, eu respeito quem não acredita nisso, mas nesse caso acho inútil essa busca por outra explicação. Realmente fiquei com raiva de Sofia quando ela diz que são ingênuas as pessoas que acreditam que Deus criou a terra, alguém já provou o contrário? Não, tudo que se diz sobre isso são só teorias: teoria do Big Beng, teoria da evolução, teoria da seleção natural...
Fora isso, quando o livro não estava falando sobre os filósofos ou melhor sobre as teorias dos filósofos, ele tem seu lado interessante, a história é bem elaborada tanto que apesar de eu ter pensado em desistir, não conseguia parar de ler eu tinha que saber qual era o mistério dos bilhetes e o que aconteceria com Sofia, posso dizer que o final me surpreendeu, não vou dizer que eu gostei, mas me fez pensar no fato de que estou viva em um planeta maravilhoso, num universo de que pouco sabemos.
Minha conclusão final é: Se você gosta de filosofia você deve ler, se  gosta de história talvez você se interesse, se gosta de mistérios e é muito curioso você não vai conseguir abandonar pela metade, mas se não gosta de nenhuma dessas coisas, não perca seu tempo.

3 comentários:

  1. Eu tb não sou fã de filosofia, mas sempre tive vontade de ler. Sei lá! Mas acho q vc tem razão, eu, por não gostar de filosofia, abandonaria o livro sem chegar a metade.

    Bjoo
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  2. Não posso afirmar isso com certeza afinal essa é só a minha opinião, mas tem que ser perseverante.

    ResponderExcluir
  3. Adriana, como tinha comentado na sua caixa de correio, eu também sou louca para ler O Mundo de Sofia. Gostei muito do seu ponto de vista com relação ao livro, muito bem elaborada sua resenha!
    Bom, também não sou muito fã de Filosofia, porém adoro história e sou muuuuito curiosa rsrsrsrs, portanto sou fã de mistérios. Sendo assim continuo interessada em lê-lo.
    Ótima resenha!
    Beijos *__*

    http:alemdaspaginasdeumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir

Saiba que seu comentário me deixa muito feliz, então comentem a vontade.
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...