segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Os Três Mosqueteiros - Alexandre Dumas

A ação de Os Três Mosqueteiros se desenrola no ano de 1648, quando o jovem gascão d'Artagnan vai para Paris em busca de fortuna e com o desejo de tornar-se mosqueteiro. Lá torna-se amigo dos três mosqueteiros Athos, Porthos e Aramis: "Um por todos,  todos por um" é o lema desses quatro heróis, em uma história de aventuras, duelos, romances,  intrigas e muita emoção.
O quê eu posso dizer sobre a obra prima de um gênio como Alexandre Dumas? Posso dizer o que todos já sabem, que o texto é super bem escrito, a narrativa é envolvente, os personagens cativantes os diálogos divertidos e a trama bem elaborada. 
Quem leu o Conde de Monte Cristo, como eu, vai notar tanto semelhanças como diferenças entre os dois livros, enquanto "O Conde de Monte Cristo" fica mais pro drama e acaba se tornando uma história mais séria e emocionante, "Os Três Mosqueteiros" é mais aventura e chega a ser cômico em muitos momentos. 
Os personagens tem comportamentos conflitantes, em alguns momentos são tão nobres e honrados e em outros tem atitudes totalmente questionáveis (eles são adúlteros, perdem o que não podem no jogo e gostam de encher a cara de vez em quando). Mas todos são tão leais a seus amigos que a gente acaba perdoando seus vícios. De fato o ponto principal da história, ao meu ver, é a amizade. Os quatro tem um afeto mútuo e uma preocupação com o bem estar dos outros que é tocante, não é a toa que o seu lema ficou tão famoso.
Gosto em especial da amizade que se desenvolve entre d'Artagnan e Athos que é o mais velho e sábio entre eles (e também o mais decente rsrs). Athos tem um carinho quase paternal em relação a d'Artagnan, os dois se tornam confidentes e é para Athos normalmente que d'Artagnan pede conselhos.
Agora eu quero ver o filme e em breve pretendo ler "O Homem da Máscara de Ferro", que é o ultimo dos três livros que compõe os romances de d'Artagnan, o segundo livro, "Vinte Anos Depois" estive procurando pra comprar mas não achei em lugar nenhum, se alguém souber onde tem me avisem.
Enfim, o livro é ótimo e eu recomendo.



4 comentários:

  1. Baah, já faz um tempão que quero ler Dumas.
    Adorei o post!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma certa curiosidade em relação à este livro. Parece ser muito bom... Isso sem contar que sou apaixonada por clássicos! Acho que irei adorar a leitura desse! :)
    Seu blog é uma graça... Já estou seguindo!



    Beijinhos, Amanda Cristina.
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  3. Achei o livro bem interessante... confesso até que fiquei instigada. Acredito que isso deve ter surgido também graças aos seus comentários e escrita, que são muito bons! Parabéns, adorei tudo! Vou pesquisar mais sobre o livro depois. ;)

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. oi
    eu passei aki para avisar q estou fazendo uma promoção no meu blog, sorteando imãs da saga crepúsculo! da uma passada, a promo é bem simples, seguir publicamente, resisidir no brasil e preencher um formulário com nome de seguidor e e-mail p contato!
    o sorteio será no dia 12 de janeiro, qnd meu blog completar um ano! conto com sua participação!
    bjs!

    TÍTULOS DE LIVROS

    ResponderExcluir

Saiba que seu comentário me deixa muito feliz, então comentem a vontade.
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...