quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Mansfield Park - Jane Austen

Apesar da Jane Austen ser minha escritora favorita, essa será a primeira resenha de um livro dela que eu vou postar no blog, é que eu já tinha lido todos os livros dela antes de começar o blog, e para escrever uma resenha eu tenho que terminar de ler o livro e já escrever, senão eu perco as sensações do livro. Agora estou quase terminando de ler Mansfield Park pela segunda vez então resolvi resenha-lo.
Mansfield Park foi publicado em 1814 sendo o terceiro romance de Austen, conta a estória de Fanny Price, uma moça que sendo de família muito pobre é adotada ainda muito jovem pelos tios, que residem em Mansfield Park, no início ela é bastante desprezada por alguns parentes mas a medida que a estória vai se desenrolando ela passa a ganhar uma certa importância na família, apesar disso ela não nutre muitas esperanças de se casar com o homem que ama, afinal apesar de morar em Mansfiel, e ser criada com todo o conforto, ela sabe que não tem o direito de querer muito mais do que já tem, assim a pobrezinha sofre um bocado, ela é como uma espécie de gata borralheira.
Eu realmente gosto muito da Fanny ela sempre pensa no bem estar da família e nunca quer fazer ninguém sofrer, ela é humilde, bondosa, modesta enfim é uma moça encantadora. Já suas primas não tem metade das qualidades de Fanny, em especial a decência. Outro personagem que eu gosto muito é o Edmund primo de Fanny,  ele é bondoso e tem muito bom senso, e é o único que se importa realmente com Fanny. Apesar de as vezes ter certa raiva dele, por ser tão cego quando o assunto é Miss Crawford.
Eu gosto muito desse livro ele nos transporta a uma época muito diferente da nossa,  e retrata seus costumes, seu  jeito de falar, o respeito, a inocência. As vezes acho que nasci na época errada. Enfim é um romance muito fofo, com um pouco de sofrimento mas com final feliz como todos os livros de Austen. Pra quem gosta de clássicos eu recomendo.

21 comentários:

  1. Eu simplesmente adorei a tua resenha, como também Jane Austen é minha escritora preferida! Eu não acho que nasci na época errada! Eu tenho total certeza disso!Dos livros da Jane li, Emma, Orgulho e Preconceito e Persuasão! Agora, tenho que ler esse livro, vou pegá-lo na biblioteca amanhã!
    Muito obrigada pela resenha! Escreves muito bem!
    bjinhos
    http://lolisprincess.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Lolis, que bom que gostou da resenha pelo que disse acho que vai gostar de Mansfiel Park, leia também Abadia de Northanguer.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Jane Austen também é minha autora preferida e adoro os livros dele e os temas que ela escreve!
    Adorei sua resenha e fiquei muito fan do seu blog :)
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Adoooro Jane Austen também! Estou louca para ler todos os livros dela, mas estou tentando seguir a ordem cronológica, portanto comecei com Sense & Sensibility e vou ler Pride & Prejudice agora.
    Adorei a resenha,

    bjbj

    Monica

    ResponderExcluir
  5. Adriana!! Muito obrigada por ter me enviada o recado no skoob sobre a sua resenha! Sua resenha foi tudo na medida certa: sem spoilers, sem falar demasiadamente dos personagens, sem enrolação.

    Sou louca para ler esse livro! Jane é tudo na minha vida, me trouxe a luz para os meus olhos!

    Já li Persuasão e Orgulho e Preconceito que são divinos. Esse que vc resenhou é um livro muito caro, mas pretendo lê-lo algum dia... e Emma tbm pq eu adorei o seriado!

    Te add!! Muito obrigada denovo!

    XOXO, da Lisse

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei do livro também, mas a tradução que eu li era péssima. Foi essa edição bilíngue que você usou para a ilustração do post. Eu quase desisti por causa da tradução, mas terminei por causa da Austen. Muito bom!

    ResponderExcluir
  7. Adriana, oi xará!
    Temos gostos parecidos!
    Aprendi a gostar de FAnny Price tb!
    Faça-nos uma visitinha www.jasbra.com.br

    Somos todas loucas por Austen!

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pela visita Adriana, eu já conheço o jasbra , visito regularmente, e é uma honra ter vc aqui.
    Quanto a tradução, não acho que seja o problema, a maior parte dos erros me pareceram de digitação, pelo menos é o que acho, e pelo que já vi é algo comum nos livros da Landmark.

    ResponderExcluir
  9. Adriana adorei a resenha, mas sendo Jane Austen pra mim todos os livros são ótimos, ela consegue escrever romances para qualquer idade.

    Adoro Mansfield Park, e tem um filme orginário do livro que é Palácio das Ilusões que realmente é ótimo!!!!

    Beijos estou te seguindo

    ResponderExcluir
  10. Só concordo com a parte que diz que o livro nos transporta pra outra época. Gostei do livro mas não simpatizei com nenhum dos personagens, muito menos da Fanny... Provavelmente todos sejam caricaturas, como muito frequentemente faz a Jane.

    ResponderExcluir
  11. Ainda não li nenhum livrinho da Jane Austen acredita?? pois é! Estou por fora rsrsrsrs
    Estou louca para ler algum livro dele, devem ser ótimos!
    beijoos
    Carol {SobreUmLivro}

    ResponderExcluir
  12. Gostei da sua resenha. Eu li Orgulho e Preconceito e assisti Razão e Sensibilidade. Eu comprei Emma e Mansfield Park. Vou ler Mansfield Park primeiro. Obrigada pela dica.
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Não há como uma mulher ler Jane Austen e não sentir-se sensibilizada, romântica.
    O clássico dos clássicos! Quem resiste à personagens como o Sr. Darcy? À faceta de inúmeras qualidades, inúmeros defeitos. A incógnita mais célebre da autora!
    Confesso que não estou no meu momento de Romantismo, embora tenha gostado da dica. Ando mais para o Modernismo brasileiro. Mas quem sabe em breve? 2011 está aí e novos livros serão eternamente bem-vindos!

    ResponderExcluir
  14. Nossa Adriana, adorei a resenha, muito legal!
    Eu não conhecia esse livro da autora. Vou procurá-lo!!
    Bjss, bom findi!

    ResponderExcluir
  15. Ahhh.. Mansfield Park.
    Li há alguns anos, mais ao ler a sua resenha senti tudo novamente.
    E como você mencionou, Fanny é adorável e Edmund demorou bastante para percebe-la com outros olhos.
    Adoreei mesmo! ;*****

    Eu também já li todos os livros de Jane Austen, mas só resenhei 1 em meu blog. Pq só presta relendo.
    Beijooos adorei! ;*

    Tá Chovendo Letras
    http://tachovendoletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. - Oi..
    li seu recado no skoob e decidi dar uma passadinha..
    adorei a resenha! Me deu uma noção do que esperar do livro, o que eu não tinha idéia antes.

    beijos!

    ResponderExcluir
  17. Mansfield Park é realmente uma história encantadora, embora não tenha a honra de poder dizer que é minha favorita, mas como boa fã de Jane Austen compartilho todas as suas ideias e felicito-lhe pelo blog. Espero que você publique postumamente outros romances de Jane Austen.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  19. Ler os livros de Jane Austen sempre me faz pensar que devo ter nascido na época errada! Acho que todas as leitoras de Jane pensam desta maneira!
    Agora que li sua resenha fiquei mais ansiosa para ler! Só tenho/li Persuasão, Orgulho e Preconceito e Razão e Sensibilidade! Estou louca para ler Emma, mas agora Mansfield Park está no topo da lista!
    Adorei sua resenha, ela traduz bem o jeito de Jane, a maneira dela escrever. Parabéns! =)

    ResponderExcluir
  20. De fato a sua resenha descreve bem o enredo do livro, e é de fato um livro inocente e de uma delicadeza profunda como quase todos os livros de Austen, a heroína é uma moça pobre que vive os flagelos de sua época e tem que lutar para ser aceita por seus tios.
    Eu gosto do enredo do livro mais a pequena Fanny é muito boa em todos os sentidos e as vezes me deixa com um que de irreal, o que não acontece quando comparamos com Elizabeth Bennet, que é uma heroína fora de série, fala o que pensa uma mulher visionária que enxerga muito a frente de sua época, e nos faz acreditar-mos que mesmo em épocas difíceis para mulheres como aquelas foram era possível sonhar...
    Adriana não desgosto do livro eu amo mais amo Jane Austen em meu singelo ponto de vista você resenhou muito bem senão tivesse lido o livro leria com certeza.

    Parabéns.

    ResponderExcluir

Saiba que seu comentário me deixa muito feliz, então comentem a vontade.
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...