Tempos modernos é um filme de 1936 do cineasta britânico Charles Chaplin, nesse filme que é o seu principal trabalho, Chaplin nos conta com todo o seu humor característico, a história de um trabalhador, que de tanto ser explorado em seu trabalho acaba tendo uma crise nervosa. Depois de ficar um tempo internado num hospício, ele tenta retomar a sua vida, mas acaba se vendo desempregado, e sem ter para onde ir.
Apesar de ser uma comédia o filme aborda questões sociais sérias: A era da industrialização fez com que a máquina tomasse o lugar do homem causando desemprego e revoltas, e também induzindo muitos a optar pela marginalidade. Se pararmos para analisar o contexto da obra, vemos que Chaplin apenas transferiu para as telas o que as pessoas da época estavam vivendo, o mundo ainda não tinha se recuperado da Grande Depressão, e havia descontentamento de todos os lados. O filme nos mostra todos os aspectos dessa crise, e apesar disso não é um filme triste, é alegre e divertido, e nos mostra que mesmo quando os problemas parecem não ter solução, não devemos desanimar, pois sempre há um novo caminho a seguir.
Eu simplesmente amei o filme, é tão criativo, é arte de verdade. Mesmo sem o recurso da fala, consegue nos passar tanta coisa, que eu fiquei admirada, foi o primeiro filme mudo que eu assisti e devo dizer que me surpreendeu positivamente.
Charles Chaplin e Paulette Goddard em Tempos Modernos |
Já ouvi muito sobre esse filme do Chaplin. Estava mesmo afim de ver ;D
ResponderExcluirAbç Adriana
http://falandosobreall.blogspot.com/