Nesse tempo que eu estive ausente do blog eu li "Grandes Esperanças" de Charles Dickens, eu já escrevi sobre esse autor aqui no blog. ( Para ler clique AQUI )
Sinopse:Em 1861 Dickens publicou o mais equilibrado de seus romances: "Grandes Esperanças". A obra foi inspirada em sua experiência amorosa com a atriz Ellen Ternan, com a qual rapidamente se decepcionou.Grandes Esperanças é uma de suas obras-primas. Dickens acreditava, como todo inglês médio da época, na imutabilidade da hierarquia social e condensou no destino de Pip - principal personagem da obra - sua própria experiência: os perigos de uma ascensão social demasiado rápida.
O que eu achei:
Eu amo literatura inglesa e Charles Dickens entrou para minha lista de autores favoritos, o livro foi muito bem escrito, o autor foi bem minucioso ao descrever os lugares as cenas e o mais importante; os personagens.
Embora eu tenha lido que as histórias de Dickens fossem consideradas irrealistas, e são de fato, os sentimentos e lutas internas do personagem principal, Pip, desde a infância até a idade adulta, me pareceram bem reais, ele não é o tipo de mocinho perfeito, acho até que se o livro não fosse narrado por ele eu teria raiva dele em alguns momentos pelas escolhas que ele fez, mas como é ele mesmo quem nos conta a história fica difícil não sentir compaixão e até compreende-lo.
É uma obra bem profunda, com grandes críticas sociais e eu recomendo para aqueles que gostam de clássicos, e leituras sérias.
O livro foi adaptado para o cinema várias vezes conforme a lista abaixo:
- 1917 – filme mudo, estrelando Jack Pickford, dirigido por Robert G. Vignola.
- 1922 – filme mudo, feito na Dinamarca, estrelando Martin Herzberg, dirigido por A.W. Sandberg.
- 1934 – estrelando Phillips Holmes e Jane Wyatt, dirigido por Stuart Walker.
- 1946 – estrelando John Mills, Valerie Hobson e Jean Simmons, dirigido por David Lean.
- 1954 – estrelando Roddy McDowall e Estelle Winwood, em um episódio do show de TV Robert Montgomery Presents.(Great Expectations) no Internet Movie Database and Great Expectations(em inglês) no Internet Movie Database).
- 1959 – estrelando Dinsdale Landen, Helen Lindsay e Derek Benfield, minissérie pela BBC
- 1967 – estrelando Gary Bond e Francesca Annis.
- 1974 – estrelando Michael York e Sarah Miles, dirigido por Joseph Hardy.
- 1975 – Peça Musical (London West End). Music de Cyril Ornadel, estrelando John Mills. Prêmio Ivor Novello de Melhor Musical Britânico.
- 1981 – estrelando Derek Francis, dirigido por Julian Amyes.
- 1981 – estrelando George Ndirangu, dirigido por b.dot njuguna.
- 1981 – série da BBC estrelando Stratford Jones, Gerry Sunquist, Joan Hickson, Patsy Kensit e Sarah-Jane Varley. Produzido por Barry Letts, e dirigido por Julian Amyes.
- 1983 – uma versão animada infantile, estrelando Phillip Hinton, Liz Horne, Robin Stewart, e Bill Kerr.
- 1989 – estrelando Anthony Hopkins e Jean Simmons, dirigido por Kevin Connor.
- 1998 – estrelando Ethan Hawke e Gwyneth Paltrow, dirigido por Alfonso Cuarón.
- 1999 – estrelando Ioan Gruffudd, Justine Waddell e Charlotte Rampling (Masterpiece Theatre—TV)
- 2000 – TV Show South Park, Temporada 4 Episódio 5 "Pip"
- 2009 – Theatre Clwyd, com Graham Bickley, Eleanor Howell, Steven Meo, Rhiannon Oliver, Greg Palmer,
Acho que a versão mais conhecida é a de 1998 com Ethan Hawke e Gwyneth Paltrow, eu acho que não é meu tipo de filme por isso não tenho vontade de assistir embora a maioria dos comentários que eu li sobre ele sejam positivos.
Fica o Trailer pra quem quiser assistir:
Suas resenhas são terriveis, vc consegue deixar a pessoa morta de vontade de ler o livro sem entregar a história kkk e ainda consegue ser breve!!!
ResponderExcluirClaro que fico morta de vontade de ler o livro \o/
Parabéns!!!
Mais vontade ainda de ler o livro agora!
ResponderExcluirParabéns pela resenha, muito bem feita.
Olá!
ResponderExcluirÉ a primeira vez que comento aqui e de cara adorei o seu layout. Como disseram acima, sua resenha deixa com ainda mais vontade de se ler o livro. Sem dúvida, uma grande obra clássica que merece uma grandiosa resenha como a sua!
universoliterario.blogspot.com
Cheguei até aqui por um recadinho que você deixou na minha conta do Skoob. Fiquei com mais vontade ainda de ler o livro. Gosto da ideia de que "as histórias de Dickens fossem consideradas irrealistas, e são de fato, os sentimentos e lutas internas do personagem principal, Pip, desde a infância até a idade adulta, me pareceram bem reais, ele não é o tipo de mocinho perfeito"
ResponderExcluirObrigada!
Ah! Se quiser visitar meu blog é: http://isaacsabe.wordpress.com
Garota, tens toda a razão. É um livro fantástico, quiçá o melhor de Dickens. Apesar de eu achar Oliver Twiste e David Copperfield igualmente maravilhosos. Te sugiro ver o filme. Eu também tinha essa idéia, de que o filme não seria tudo isso. Mas ele é sim. Conseguiram manter a essência da história, as características dos personagens e ainda fechar com uma adaptação para o mundo moderno. Veja sim, é minha história favorita e se não me falha a memória, esse ano sairá uma nova versão no cinema. Veremos. Bjks!
ResponderExcluir