Estou passando por uma fase bem Elvis Presley, estou ouvindo suas músicas e assistindo seus filmes, então resolvi que essa seria a semana Elvis Presley do Garota Eclética, o que acharam?
Vou começar hoje com uma breve biografia do Rei do Rock, e durante a semana postarei sobre algumas das músicas e filmes dele que eu assisti.
Elvis Aaron Presley nasceu na cidade de East Tupel, no estado do Mississippi, no dia 8 de janeiro de 1935, único sobrevivente ao parto de gêmeos univitelinos. Seu irmão, Jessie Garon, nasceu morto.
Em 1945, Elvis participou num concurso de novos talentos na "Feira Mississippi-Alabama", onde cantou Old Shep e conquistou o segundo lugar e o prêmio de 5 dólares, mais ingressos para todas as diversões. No mesmo ano, seu pai presenteou-o com um violão, que passou a ser a sua companhia constante, inclusive na escola. Elvis e a família mudaram-se para Memphis no dia 12 de setembro de 1948. A família Presley morou por bastante tempo em condições precárias. No período de 1948 até 1954, Elvis trabalhou em várias atividades. Foi lanterninha de cinema e motorista de caminhão. Concluiu seus estudos em 1953. Nas horas vagas, cantava e tocava seu violão e, eventualmente, onde possível, arriscava alguns acordes ao piano. Reza a lenda que apreciava cantar na penumbra e até em breu total.
Em 1953 e 1954 Elvis gravou algumas canções de forma experimental, no "Memphis Recording Service", filial da Sun Records. No dia 5 de julho de 1954, considerado o "marco zero" do rock, Elvis ensaiava algumas canções , até que, em um momento de descontração, de forma improvisada, começou a cantar o blues "That's All Right, Mama" de Arthur Crudup, provocando em Sam Phillips um grande entusiasmo. Surgia então o rockabilly, uma das primeiras formas do rock'n and roll. "Take" realizado, nova canção, no gênero, foi concebida; dessa vez, "Blue Moon of Kentucky", um tema bluegrass que foi gravado com a mesma levada de "That's All Right, Mama". Ambas comporiam seu primeiro disco, um "compacto simples" (single)
No dia 7 de Julho as duas canções foram executadas pela primeira vez numa rádio de Memphis, o resultado foi um sucesso absoluto. A canção "Blue Moon Of Kentucky" chegou ao primeiro lugar na parada country da Billboard na cidade de Memphis.
O ano de 1955 pode ser avaliado como a génese do sucesso nacional de Elvis. Além das inúmeras polémicas em torno das suas apresentações. Somando-se a isso, as suas performances em programas de rádio e algumas apresentações em programas locais de televisão, onde ele se destacou. As suas canções começaram a fazer sucesso nacionalmente.
Em 1956, Elvis tornou-se uma sensação internacional. Com um som e estilo que, uníssonos, sintetizavam suas diversas influências, ameaçavam a sociedade conservadora e repressiva da época e desafiavam os preconceitos múltiplos daqueles idos, Elvis fundou uma nova era e estética em música e cultura populares, consideradas, hoje, "cults" e primordiais, mundialmente. Suas canções e álbuns transformam-se em enormes sucessos e alavancaram vendas recordes em todo o mundo. Elvis tornou-se o primeiro "mega star" da música popular, inclusive em termos de marketing.
No mesmo ano Elvis fez sua estréia no cinema no longa Love-me Tender. Ao longo de sua carreira ele fez 32 filmes, além do documentário "Elvis on Tour".
Em 1958, Elvis foi para o exército. Transferido, permaneceu na Alemanha de outubro de 1958 até março de 1960. Em agosto de 1958, o falecimento de sua mãe transformar-se-ia no marco mais dramático de sua vida. Elvis jamais voltaria a ser o mesmo no quesito pessoal. Ironicamente, nesse momento, Elvis é o maior ídolo mundial de todos os tempos.
Em 1967 Elvis surpreendeu o mundo ao gravar seu primeiro disco gospel que também foi um grande sucesso. No mesmo ano casou-se com Priscilla Beaulieu na cidade de Las Vegas. Em 1 de fevereiro de 1968 nasce a sua primeira e única filha: Lisa Marie Presley. Seu casamento durou até 1973, quando se divorciaram, ironicamente, Elvis viveu um ano triunfal profissionalmente, retornando, glorificado, ao primeiro lugar das paradas mundiais de sucesso com a canção "Burning Love".
A morte de Elvis Aaron Presley no dia de 16 de agosto de 1977, causada por colapso fulminante associado à disfunção cardíaca, surpreendeu o mundo, provocando comoção como poucas vezes fora vista em nossa cultura. Os fãs se aglomeraram em maior número em frente a mansão. As linhas telefônicas de Memphis estavam tão congestionadas que a companhia telefônica pediu aos residentes para não usarem o telefone a não ser em caso de emergência. As floriculturas venderam todas as flores em estoque. O velório aconteceu no dia 17. Alguns, dos milhares de fãs, puderam ver o caixão por aproximadamente 4 horas.
Por volta das 3 da tarde do dia 18 de agosto a cerimônia para familiares e amigos foi realizada, com canções gospel sendo cantadas pelos "Stamps" (Grupo vocal gospel) e por Kathy Westmoreland (cantora), ambos fizeram parte do grupo musical de Elvis na década de 1970. Após a cerimônia todos foram levados até o cemitério em limousines, logo em seguida o corpo de Elvis foi enterrado.
Nos dias atuais, Elvis é considerado por seus fãs, assim como alguns especialistas, e até nomeado por algumas pesquisas, como um dos melhores cantores populares do século XX, sua voz, reconhecem os especialistas, era poderosa e possuia um timbre destacado, principalmente a partir da metade dos anos 60, era detentor de uma surpreendente musicalidade, cantando em vários ritmos e, em algumas oportunidades, em outros idiomas - quer alemão, espanhol e italiano - além de uma rara capacidade interpretativa
Barítono, fez-se, com méritos, baixo (voz grave masculina) e tenor, em algumas oportunidades. Indiscutível é sua versatilidade e potência vocal: possivelmente, jamais houve um cantor tão eclético ritmicamente! Na contemporaneidade, parte da indústria fonográfica, ao visitar sua biografia, o reconhece, inclusive, como bom produtor musical, além de arranjador.
Como ator, fez o que lha cabia, com profissionalismo e, em algumas oportunidades, conquistou reconhecimento por seu empenho e até mesmo, talento.
Ei Adriana,
ResponderExcluirEu gosto das músicas, já vi alguns filmes, mas nem me lembro bem pq já tem séculos rsrs.
Mas atualmente estou em um momento meio Beatles =]
bjo
Nanda.
Também gosto muito dos Beatles, passei por uma fase deles a uns meses atrás.
ResponderExcluirBeijos