segunda-feira, 6 de junho de 2011

Semana Elvis Presley

Create your own banner at mybannermaker.com!
Estou passando por uma fase bem Elvis Presley, estou ouvindo suas músicas e assistindo seus filmes, então resolvi que essa seria a semana Elvis Presley do Garota Eclética, o que acharam?
Vou começar hoje com uma breve biografia do Rei do Rock, e durante a semana postarei sobre algumas das músicas e filmes dele que eu assisti. 

Elvis Aaron Presley nasceu na cidade de East Tupel, no estado do Mississippi, no dia 8 de janeiro de 1935, único sobrevivente ao parto de gêmeos univitelinos. Seu irmão, Jessie Garon, nasceu morto.
 Em 1945, Elvis participou num concurso de novos talentos na "Feira Mississippi-Alabama", onde cantou Old Shep e conquistou o segundo lugar e o prêmio de 5 dólares, mais ingressos para todas as diversões. No mesmo ano,  seu pai presenteou-o com um violão, que passou a ser a sua companhia constante, inclusive na escola. Elvis e a família mudaram-se para Memphis no dia 12 de setembro de 1948. A família Presley morou por bastante tempo em condições precárias. No período de 1948 até 1954, Elvis trabalhou em várias atividades. Foi lanterninha de cinema e motorista de caminhão. Concluiu seus estudos em 1953. Nas horas vagas, cantava e tocava seu violão e, eventualmente, onde possível, arriscava alguns acordes ao piano. Reza a lenda que apreciava cantar na penumbra e até em breu total.
Em 1953 e 1954 Elvis gravou algumas canções de forma experimental, no "Memphis Recording Service", filial da Sun Records. No dia 5 de julho de 1954, considerado o "marco zero" do rock, Elvis ensaiava algumas canções , até que, em um momento de descontração, de forma improvisada, começou a cantar o blues "That's All Right, Mama" de Arthur Crudup, provocando em Sam Phillips um grande entusiasmo. Surgia então o rockabilly, uma das primeiras formas do rock'n and roll. "Take" realizado, nova canção, no gênero, foi concebida; dessa vez, "Blue Moon of Kentucky", um tema bluegrass que foi gravado com a mesma levada de "That's All Right, Mama". Ambas comporiam seu primeiro disco, um "compacto simples" (single)
No dia 7 de Julho as duas canções foram executadas pela primeira vez numa rádio de Memphis, o resultado foi um sucesso absoluto. A canção "Blue Moon Of Kentucky" chegou ao primeiro lugar na parada country da Billboard na cidade de Memphis.
O ano de 1955 pode ser avaliado como a génese do sucesso nacional de Elvis. Além das inúmeras polémicas em torno das suas apresentações. Somando-se a isso, as suas performances em programas de rádio e algumas apresentações em programas locais de televisão, onde ele se destacou. As suas canções começaram a fazer sucesso nacionalmente.
Em 1956, Elvis tornou-se uma sensação internacional. Com um som e estilo que, uníssonos, sintetizavam suas diversas influências, ameaçavam a sociedade conservadora e repressiva da época e desafiavam os preconceitos múltiplos daqueles idos, Elvis fundou uma nova era e estética em música e cultura populares, consideradas, hoje, "cults" e primordiais, mundialmente. Suas canções e álbuns transformam-se em enormes sucessos e alavancaram vendas recordes em todo o mundo. Elvis tornou-se o primeiro "mega star" da música popular, inclusive em termos de marketing.
No mesmo ano Elvis fez sua estréia no cinema no longa Love-me Tender. Ao longo de sua carreira ele fez 32 filmes, além do documentário "Elvis on Tour".
Em 1958, Elvis foi para o exército. Transferido, permaneceu na Alemanha de outubro de 1958 até março de 1960. Em agosto de 1958, o falecimento de sua mãe transformar-se-ia no marco mais dramático de sua vida. Elvis jamais voltaria a ser o mesmo no quesito pessoal. Ironicamente, nesse momento, Elvis é o maior ídolo mundial de todos os tempos.
Em 1967 Elvis surpreendeu o mundo ao gravar seu primeiro disco gospel que também foi um grande sucesso. No mesmo ano casou-se com Priscilla Beaulieu na cidade de Las Vegas. Em 1 de fevereiro de 1968 nasce a sua primeira e única filha: Lisa Marie Presley. Seu casamento durou até 1973, quando se divorciaram, ironicamente, Elvis viveu um ano triunfal profissionalmente, retornando, glorificado, ao primeiro lugar das paradas mundiais de sucesso com a canção "Burning Love".

A morte de Elvis Aaron Presley no dia de 16 de agosto de 1977, causada por colapso fulminante associado à disfunção cardíaca, surpreendeu o mundo, provocando comoção como poucas vezes fora vista em nossa cultura. Os fãs se aglomeraram em maior número em frente a mansão. As linhas telefônicas de Memphis estavam tão congestionadas que a companhia telefônica pediu aos residentes para não usarem o telefone a não ser em caso de emergência. As floriculturas venderam todas as flores em estoque. O velório aconteceu no dia 17. Alguns, dos milhares de fãs, puderam ver o caixão por aproximadamente 4 horas.
Por volta das 3 da tarde do dia 18 de agosto a cerimônia para familiares e amigos foi realizada, com canções gospel sendo cantadas pelos "Stamps" (Grupo vocal gospel) e por Kathy Westmoreland (cantora), ambos fizeram parte do grupo musical de Elvis na década de 1970. Após a cerimônia todos foram levados até o cemitério em limousines, logo em seguida o corpo de Elvis foi enterrado.
Nos dias atuais, Elvis é considerado por seus fãs, assim como alguns especialistas, e até nomeado por algumas pesquisas, como um dos melhores cantores populares do século XX, sua voz, reconhecem os especialistas, era poderosa e possuia um timbre destacado, principalmente a partir da metade dos anos 60, era detentor de uma surpreendente musicalidade, cantando em vários ritmos e, em algumas oportunidades, em outros idiomas - quer alemão, espanhol e italiano - além de uma rara capacidade interpretativa
Barítono, fez-se, com méritos, baixo (voz grave masculina) e tenor, em algumas oportunidades. Indiscutível é sua versatilidade e potência vocal: possivelmente, jamais houve um cantor tão eclético ritmicamente! Na contemporaneidade, parte da indústria fonográfica, ao visitar sua biografia, o reconhece, inclusive, como bom produtor musical, além de arranjador.
Como ator, fez o que lha cabia, com profissionalismo e, em algumas oportunidades, conquistou reconhecimento por seu empenho e até mesmo, talento.

2 comentários:

  1. Ei Adriana,

    Eu gosto das músicas, já vi alguns filmes, mas nem me lembro bem pq já tem séculos rsrs.

    Mas atualmente estou em um momento meio Beatles =]

    bjo

    Nanda.

    ResponderExcluir
  2. Também gosto muito dos Beatles, passei por uma fase deles a uns meses atrás.
    Beijos

    ResponderExcluir

Saiba que seu comentário me deixa muito feliz, então comentem a vontade.
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...